Reflexões do mês da bíblia segundo o Livro de Josué | 8 a 15 de setembro

Em Js 1, as tribos se preparam para cruzar o Jordão e entrar em Canaã. Josué, o substituto de Moisés, recebe instruções divinas para ser “firme e corajoso” e não se desviar da Lei “nem para a direita nem para a esquerda” (Js 1,7), condição para a posse da terra.

Antes que as tribos cruzassem o Jordão, Josué envia dois espiões a Jericó, a fim de reunir informações que facilitassem uma invasão bem sucedida. O texto de Js 2 narra que os espiões se hospedaram na casa de uma prostituta de nome Raab (Js2,1). A partir daí, Raab passa a ser personagem principal, e não mais os espiões.

A história de Raab é notável. Por ser estrangeira e prostituta, é presumivelmente uma “armadilha” em potencial para os espiões israelitas, pois poderia seduzi-los para adorarem outros deuses (Js 23, 12-13) ou desistirem de combater os cananeus. No entanto, é Raab quem se bandeia para o lado dos hebreus, confessando a fé no Deus de Israel e agindo em nome dessa fé.

E quando os espiões foram descobertos o rei enviou homens para capturá-los, mas para proteger os espiões Raab atua com fidelidade:

  • disse que não sabia que eles eram filhos de Israel;
  • disse que já tinham ido embora;
  • disse que não sabia onde poderiam ser encontrados;
  • induziu os guardas do rei a pensar que, se os perseguissem rapidamente, os capturariam com facilidade.

Então, os guardas foram procurar os espiões ao longo da estrada que levava às travessias rasas do rio Jordão. E assim que aqueles homens saíram, o portão de Jericó foi fechado. Raab se destaca por seu caráter, sua coragem, fé e fidelidade e mais tarde se dirá que Deus enxertou Raab na comunidade da Aliança por causa de sua fé, semelhante à de Abraão. (Gn 15,6)

Raab era uma mulher cananeia pertencente a um povo inimigo e estranho às alianças e às promessas divinas. Era uma mulher vulnerável e sem direitos, no entanto, por meio de sua bravura de fé e fidelidade, o povo de Deus teve sua vitória. Após a conquista de Jericó pelos israelitas, Raab teria se tornado piedosa e até teria se casado com Josué.

Raab impactou também o cristianismo nascente. Em Tg 2,25, é elogiada como alguém que foi justificada por sua fé operante.

 

Clique aqui e confira o texto preparatório na íntegra!

 

Gostou deste conteúdo?

Leia também:

REFLEXÕES MÊS DA BÍBLIA – 1 A 8 DE SETEMBRO

Mais Posts

Projeto Esperançar: Educadores do Colégio Imaculada Conceição-Leopoldina participaram de um momento formativo

Os educadores do Colégio Imaculada Conceição-Leopoldina participaram da formação continuada do projeto Esperançar, dinamizado por Aleluia Heringer, no último dia 9 de novembro. A sustentabilidade foi um dos temas centrais discutidos, destacando a necessidade de respeitar e preservar o meio ambiente, assegurando que as futuras gerações possam usufruir dos recursos naturais de forma responsável. Vem

Reunião de Conselho de Assuntos Econômicos – Nível Geral

O CAE, Conselho Geral de Assuntos Econômicos, reuniu-se de 14 a 18 de outubro de 2024, na Casa da Cúria – Roma, para realizar estudos sobre questões importantes no âmbito econômico da Congregação, avaliar e fazer considerações sobre a situação econômica e financeira a partir da Memória Econômica do Sexênio rumo à #CGXIX.    

17 de outubro | Dia da Canonização de Santa Cândida Maria de Jesus

Dia 17 de outubro é uma data muito especial para a Congregação das Filhas de Jesus. Celebramos os 14 anos da canonização de nossa fundadora, Santa Cândida Maria de Jesus. Santa Cândida foi canonizada em 17 de outubro de 2010, pelo papa Bento XVI. Através deste reconhecimento de santidade, destaca-se a importância de seu carisma