“Fixa os braços abertos de Cristo crucificado, deixa-te salvar sempre de novo”– Papa Francisco
Conversão, revisão e mudança de vida. Atitudes corajosas as quais os cristãos são especialmente convidados todos os anos no período quaresmal. Mas qual é a função da Quaresma na vida dos seguidores de Cristo?
A Quaresma é um período de 40 dias no qual Jesus convida seus seguidores a irem para o “deserto” com Ele. Não o deserto físico, mas o deserto da alma. Esses 40 dias significam o tempo de prova enfrentado antes de uma grande vitória, a ressurreição de Cristo.
Na Quaresma, os cristãos procuram avaliar suas vidas, buscando a conversão para Cristo, utilizando a oração, a penitência e a caridade como formas de purificação e reflexão.
Papa Francisco
O Sumo Pontífice dedicou uma palavra especial para preparar os fiéis para esse tempo. ‘Nesta Quaresma de 2020, quero estender a todos os cristãos o mesmo que escrevi aos jovens na Exortação Apostólica Christus Vivi, “fixa os braços abertos de Cristo crucificado, deixa-te salvar sempre de novo. E quando te aproximares para confessar os teus pecados, crê firmemente na Sua misericórdia que te liberta de toda a culpa. Contempla o Seu sangue derramado pelo grande amor que te tem e deixa-te purificar por Ele. Assim, poderás renascer sempre de novo”.
Papa Francisco orienta para que esse tempo favorável para a conversão não seja desperdiçado. Nas palavras do Santo Padre “o fato de o Senhor nos proporcionar uma vez mais um tempo favorável para a nossa conversão, não devemos jamais dá-lo como garantido. Esta nova oportunidade deveria suscitar em nós um sentido de gratidão e sacudir-nos do nosso torpor”.
O Sumo Pontífice aproveitou a oportunidade para invocar a intercessão de Nossa Senhora sobre o tempo da Quaresma. “Invoco a intercessão de Maria Santíssima para que acolhamos o apelo a deixar-nos reconciliar com Deus, fixemos o olhar do coração no mistério pascal e nos convertamos a um diálogo aberto e sincero com Deus. Assim, poderemos tornar-nos aquilo que Cristo diz dos seus discípulos: sal da terra e luz do mundo”.
“Quaresma, tempo de se desligar do celular e se conectar com o Evangelho”
“Fraternidade e vida, dom e compromisso”
No tempo da Quaresma, a Igreja Católica do Brasil medita sobre a Campanha da Fraternidade. O lema da Campanha deste ano: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34) inspira os cristãos a seguirem os exemplos do Bom Samaritano e de Santa Dulce dos Pobres. O objetivo da Campanha de 2020 é incentivar o compromisso do povo de Deus com a solidariedade e a ajuda ao irmão que sofre.
No lançamento da Campanha da Fraternidade, o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira de Azevedo, que é arcebispo de Belo Horizonte, falou sobre a necessidade de olhar com compaixão para o próximo, em mensagem veiculada pela Rádio do Vaticano.
“A Campanha da Fraternidade deste ano traz um bonito convite para todos nós: vamos vencer a indiferença em relação ao próximo, as desigualdades, as injustiças. Precisamos cultivar sempre mais a compaixão, conforme orienta o horizonte rico da Campanha da Fraternidade”, declarou o arcebispo.
Quaresma e Campanha da Fraternidade na Rede Filhas de Jesus
A espiritualidade e os ensinamentos do Evangelho de Jesus Cristo estão na base da missão educativa da Rede Filhas de Jesus. Nesse tempo de Quaresma, unidades da Rede realizaram atividades reflexivas e inspiradoras com seus alunos.
No dia 4 de março, a Pastoral do IECJ- Rede Filhas de Jesus/Bragança Paulista promoveu um momento com os alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio para refletir sobre a Campanha da Fraternidade. O encontro teve início com uma apresentação artística sobre a parábola do Bom Samaritano, fazendo uma adaptação para os dias atuais.
Na sequência, os alunos participaram de uma palestra sobre empatia e compaixão, ministrada pela estudante de psicologia, Gabrielle Lúcio, que falou sobre sua experiência como voluntária da ONG Reparação, entidade que se dedica à reforma de casas de famílias que não se encontram em condições mínimas de habitação.
Gabrielle apresentou relatos de voluntários e famílias que foram beneficiadas com a ajuda da ONG Reparação, bem como algumas obras realizadas, e mostrou as dificuldades e a relevância do trabalho em grupo. A palestrante destacou a importância de fazer o bem, mesmo que seja um pequeno gesto, que pode fazer a diferença para quem precisa.
Em comunhão com o projeto da CNBB, a Obra Social São José Operário, unidade em Belo Horizonte, também realizou uma cerimônia de abertura da CF 2020. O professor Eduardo Machado apresentou a Campanha da Fraternidade aos educadores docentes e não docentes da Obra. A equipe foi convidada a refletir sobre o significado mais profundo da vida em suas diversas dimensões: pessoal, comunitária, social e ecológica.
![](http://filhasdejesus.web15f103.uni5.net/wp-content/uploads/2020/03/Foto-6-1-640x400.jpg)
A Pastoral também realizou o lançamento oficial da Campanha com todos os jovens da Obra, onde os professores fizeram a leitura, em sala de aula, do Evangelho Lucas 10, 25-37 e, após reflexão e partilhas, no espaço da quadra esportiva Madre Cândida, conheceram um pouco mais do sentido da quaresma e da história da Campanha da Fraternidade.
![](http://filhasdejesus.web15f103.uni5.net/wp-content/uploads/2020/03/Foto-2-1-640x400.jpg)
No IEIC Rede Filhas de Jesus/Mogi Mirim, a Campanha da Fraternidade mobilizou os alunos. De acordo com a faixa etária, diversas atividades iniciaram a reflexão, que se estenderá ao longo de todo o ano.
Os vídeos “The good Samaritan” e “The field Day song”, exploraram a temática nas aulas de Inglês do 1º ano. Já os alunos do Maternal 3 participaram da abertura da Campanha da Fraternidade também motivada por vídeos. Os alunos de 6º ao 9º ano participaram de encontros com a equipe de Pastoral da unidade.
No CIC Rede Filhas de Jesus/Leopoldina, o trabalho enfocou a compaixão e o cuidado com o outro. O Maternal 2 trabalhou o tema de maneira lúdica e divertida através da história “Aprendendo a ser gentil” da Editora Todolivro. O trabalho está sendo produzido através de fotografias das crianças realizando gestos de gentileza umas com as outras. Essas imagens serão divulgadas nas redes sociais e incentivadas pela escola e pela família.
![](http://filhasdejesus.web15f103.uni5.net/wp-content/uploads/2020/03/Foto-4-1-640x400.png)
Os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I refletiram sobre o sentido da palavra compaixão e assumiram o compromisso de olhar o próximo com mais amor e cuidar dos que necessitam.
Já o 7º ano, refletiu a partir do texto “Renascer das Cinzas” de Eduardo Machado. Os estudantes buscaram através dessa atividade tirar o “peso” exagerado que muitas vezes é colocado nas atividades e compromissos do dia a dia.
Em uma atividade realizada pela pastoral do Colégio Imaculada de Leopoldina, foi debatido o tema “Ver com o olhar do outro”. A aluna Isabela Mendes Rezende do Ensino Fundamental II concluiu: “Devemos nos colocar no lugar do outro. Devemos ser capazes de olhar para os nossos erros antes de apontar o tropeço dos outros. Devemos ajudar as pessoas, mesmo que elas não nos ajudem. Acreditamos que gentileza gera gentileza”.
![](http://filhasdejesus.web15f103.uni5.net/wp-content/uploads/2020/03/Foto-5-1-640x400.jpg)
A unidade ainda preparou um gesto concreto de cuidado ao próximo. Serão doados produtos de higiene pessoal para a APAE.
Por Renata Dantas
Leia mais conteúdos em nossas matérias especiais
Leia também: