Para que a prática da leitura não fique em segundo plano, conheça algumas estratégias importantes para partilhar esse hábito.
O Dia Mundial do Livro é celebrado no dia 23 de abril. Essa data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) com o objetivo de incentivar a leitura, valorizar a literatura e homenagear os escritores.
Nesta data é muito comum observar uma grande divulgação de sugestões de livros, como forma de homenagear o dia e, ao mesmo tempo, reforçar a importância da leitura.
Estamos vivendo num tempo em que as telas estão muito presentes na realidade de cada um. Com tantas informações ao mesmo tempo, dias corridos e uma infinidade de tarefas a cumprir, o hábito de ler, em alguns momentos, pode acabar ficando em segundo plano.
Para que isso não aconteça, conheça a importância da prática da leitura e saiba como estimular esse hábito no dia a dia do seu filho.
A introdução da leitura na primeira infância
Engana-se quem pensa que a leitura deve ser introduzida somente a partir da alfabetização. Desde a fase do bebê é indicada iniciar essa prática com leituras e, até mesmo, cantarolar músicas que fazem parte de algumas histórias conhecidas na literatura.
Na memória afetiva de um bebê, as palavras da mãe, do pai e dos avós fazem parte de um primeiro contato com o mundo da leitura.
Ainda na primeira infância, o aprendizado está muito relacionado com o ambiente em que a criança está inserida. Quando essa rotina de leitura, desde muito cedo, faz parte do ambiente familiar de uma forma muito leve e prazerosa, a criança logo vai associar esse momento como um gesto de cuidado, amor e proximidade.
Em conversa com a educadora Danielle Melo, responsável pelo Projeto Leitura do Instituto Educacional Coração de Jesus/Bragança Paulista-Rede Filhas de Jesus, ela conta que no momento da leitura para uma criança é como se estabelecesse um triângulo amoroso, que envolve a criança, o livro e, como consequência, o adulto leitor que ele vai se tornar. Essa alusão que Danielle Melo explica é citada por Yolanda Reyes, uma especialista colombiana que incentiva a leitura e estuda a literatura para o bebê.
Danielle Melo reforça que o hábito de ler nesta fase contribui para aumentar a capacidade linguística e o fortalecimento do vínculo afetivo entre a criança e o mediador da história.
Os livros de banho e os que contém recursos de ilustração e de audição são uma boa opção para introduzir este hábito. Mas já é importante também pensar em livros que vão durar parte da infância, a partir da alfabetização. Assim, é possível criar desde muito cedo a conexão e a recordação afetiva.
A leitura no processo de formação do aluno
Durante a formação escolar, a leitura é um aliado poderoso e transformador na vivência do aluno. É através dessa prática que ele será capaz de se posicionar de forma crítica e pontual, pautado no conhecimento. A partir disso, o aluno se sente capaz de construir o seu mundo “interno” com suas opiniões, sendo possível perceber o mundo sob várias perspectivas.
De acordo com a educadora Danielle Melo, “a leitura é o empoderamento do aluno no âmbito emocional, social, crítico e cognitivo. Quando conseguimos introduzir a leitura como um hábito na vida do aluno, ele consegue se perceber como leitor, sendo mais crítico com o mundo e com toda a situação em que esteja ou não envolvido”, explica.
Quando se fala na valorização da leitura dentro da escola, logo se pensa nessa prática como um facilitador para a preparação das provas e dos desafios que enfrentarão ao longo da jornada. Danielle Melo nos conta que esse pensamento popular é a mais pura verdade. “A leitura auxilia muito para ampliar o vocabulário, para desenvolver uma linguagem elaborada, para facilitar na interpretação de texto mais aguçada, para ter um conhecimento ampliado de gêneros textuais e um bom domínio para a construção das redações”.
Projeto Leitura
No Instituto Educacional Coração de Jesus/Bragança Paulista – Rede Filhas de Jesus, o estímulo da leitura aos alunos se inicia desde cedo. Danielle Melo quando idealizou o Projeto Leitura, traçou dois objetivos primordiais: a introdução desse hábito para a criança, como uma fonte inesgotável de prazer e como uma maneira de reconhecer nos diversos gêneros da literatura, uma forma única de enxergar o mundo.
Outro objetivo importante alcançado, foi o envolvimento da família nesse processo como forma de aproximação e interação, ultrapassando esse conhecimento e esse hábito para além dos muros da escola.
No ano passado, em razão da pandemia que estamos vivendo, a educadora Danielle Melo e a equipe do IECJ, prepararam um drive literário. Essa ação foi mais uma oportunidade de levar a leitura para dentro da casa de cada um, com livros que fazem parte do grande acervo da biblioteca do colégio.
A educadora pontua que neste momento em que todos estão mais juntos em casa, é uma boa oportunidade para as famílias e para a escola estimular ainda mais essa aproximação do aluno com o livro. “É um trio perfeito”, conclui.
Por Simone Rezende
Leia mais conteúdos na página: MATÉRIAS ESPECIAIS
Leia também:
ENTENDA A IMPORT ÂNCIA DE CULTIVAR O HÁBITO DA LEITURA PARA SI E PARA SEUS FILHOS