Saiba como preparar lanches saudáveis para o dia a dia
Em celebração ao Dia Nacional da Nutrição, convidamos a nutricionista Bárbara Mercini para dar dicas de lanches saborosos e saudáveis para qualquer ocasião.
O momento da pausa para o lanche é uma hora muito aguardada por todos nós. Nesse momento, a vontade de consumir comidas confortáveis pode invadir logo o seu pensamento. Muitas vezes, são alimentos que não são saudáveis, como biscoito recheado, suco de caixinha, doces e salgadinhos, certo?
Se maioria das pessoas pudessem escolher, esse seria o menu, mas ao longo dos anos, o alto consumo de alimentos ultraprocessados, ou seja, com excesso de açúcar, gordura, sódio, corantes e conservantes pode prejudicar seriamente a saúde. É preciso então, buscar uma alimentação saudável, mais equilibrada e que seja atrativa e saborosa para todos nós.
Confira dicas práticas na hora de preparar o seu lanche
Escolha, em média, 3 itens para compor o seu lanche: um líquido, uma fruta e um sólido;
- Opções de líquidos: água, água de coco, iogurte natural, suco de fruta natural, suco feito da polpa da fruta congelada ou ainda suco integral da fruta, que encontramos comercialmente em garrafas de vidro ou até em caixinha, porém precisamos ter muita atenção aos rótulos, para não sermos enganados com os valores nutricionais.
- Opções de sólidos: sanduíche natural feito, por exemplo, de atum com cenoura, de patê de frango com alface, de queijo com tomate e oréganos, espiga de milho cozida, pipoca de panela, ovos cozidos, bolos caseiros, tapioca com queijo.
- Em relação às frutas, varie sempre o tipo, para que você conheça vários sabores e ingira nutrientes diferentes. Varie também o modo de preparo: fruta inteira, picada, salada de frutas ou espetinhos de frutas, dessa forma, o lanche se torna mais atrativo.
Para enriquecer nutricionalmente o lanche pode-se consumir também castanhas e/ou cereais integrais para adicionarem às frutas.
Atenção para não exagerar na quantidade de lanche ingerido! Ao consumir uma grande quantidade de lanche, você pode diminuir a sua concentração e perder a vontade de comer, ou comer muito, o que pode atrapalhar a próxima refeição.
Por Bárbara Júnia Patrício Mercini
Nutricionista e Mestre em Ensino
CRN9:11534
Gostou das informações?! Acompanhe mais dicas no perfil: @nutri.educa
Leia mais conteúdos em nossas matérias especiais