(Santiago-Chile) Liderança, Comunicação e Marketing foram os temas principais que marcaram os três dias de debates do XXVI Congresso Interamericano de Educação Católica, ocorrido em Santiago do Chile.
Entre os dias 8 e 10 de janeiro, três membros da EGEAC (Equipe de Gestão Estratégica e Animação Carismática), a Irmã Sônia Maria Soares da Rocha, a diretora do SJO Cássia Lara Neves Araújo e o diretor do IEIC Wanderley Gomes, representaram a Rede Filhas de Jesus e acompanharam de perto as palestras sobre atualidade e o futuro da educação católica.
O Congresso foi organizado pela CIEC – Confederação Interamericana de Educação Católica- que em 2020 completa 75 anos de trabalho em prol da educação católica na América. Mais de 15 palestrantes debateram temas relevantes sobre as áreas pedagógica, de gestão, tecnologia, inovação, comunicação e marketing.
Educação católica
A abertura oficial do evento foi realizada pelo Secretário Geral do CIEC, Oscar A. Pérez Sayago, que, citando Carlos Gómez (FSC), falou sobre o papel das escolas católicas no mundo, que “convidam a uma espiritualidade na qual se encontra a Deus na pessoa dos estudantes e colegas, que anuncia a Jesus Cristo pela manifestação do rosto misericordioso de Deus. Uma relação pedagógica respeitosa, criativa e que proporciona o crescimento das pessoas. Uma opção baseada na construção da comunidade e na preocupação com os pobres, com a justiça e com o cuidado com a casa comum. Uma proposta educativa de qualidade e contextualizada com as realidades econômicas, sociais e políticas”.
A Superiora Provincial no Pacífico das Irmãs da Companhia de Maria, Glória Liliana Franco Echeverri, aproveitou o momento para debater sobre as lições de liderança dadas pelo Papa Francisco e como elas devem ser fonte de inspiração para os líderes na educação.
Para a Superiora, “o Papa é um líder que confia e apoia, que delega e acompanha, que estimula e se posiciona com clareza. A missão de um bom líder é ajudar para que surja o melhor daqueles que estão ao seu redor”.
Comunicação e Marketing
A comunicação e o marketing nas escolas católicas foram temas que mereceram destaque na XXVI edição do CIEC. Em alinhamento e conformidade com a evolução da sociedade e das formas de comunicação, as escolas católicas também dedicam atenção especial a essa área para a divulgação da educação e da missão dos educadores cristãos no mundo.
Palestras sobre marketing, fortalecimento das marcas, presença digital, profissionalização da comunicação, divulgação de qualidade e outros assuntos correlatos foram apresentadas durante o evento.
Para Maria Jésus Encina, profissional de marketing com mais de 20 anos de experiência, criar valor para a marca educacional, comunicá-lo e difundi-lo são atos de responsabilidade com a missão.
Na mesma linha de raciocínio, Patrícia Zorrila, Diretora Acadêmica Nacional no México, delineou os passos para a criação de um plano de marketing voltado para a captação de novos alunos e para a retenção dos veteranos.
Educação no futuro
O futuro da educação também foi debatido durante as explanações. O avanço das tecnologias e a inovação nos métodos de ensino e aprendizado tiveram papel relevante nos debates.
Daniel Cleffi, líder do Google For Education na América Latina, falou sobre a urgência de preparar os estudantes para as inovações do século XXI. De acordo com o especialista, no México, mais de 60% dos pais acreditam que a tecnologia poderia ser melhor utilizada para auxiliar na educação de seus filhos.
Segundo Cleffi, essa realidade não é diferente em outras partes da américa e se faz necessária uma transformação cultural, através da capacitação de professores, coordenadores e gestores.
Quem também falou sobre os avanços tecnológicos foi Xavier Araguay, especialista em liderança e gestão de mudança e inovação educativa em universidades, escolas e redes. Araguay afirmou que a liderança, a comunicação e o marketing são as chaves para a transformação das escolas. “ A escola do século XXI já está aqui, e com ela, liderança e comunicação são fundamentais”, declarou ele.
Por: Renata Dantas
Leia mais conteúdos em matérias especiais