No dia 8 de dezembro de 2021, a Congregação das Filhas de Jesus celebra 150 anos de fundação.
Neste ano celebramos o Ano Jubilar, em comemoração aos 150 anos de vida da Congregação das Filhas de Jesus. O Ano Jubilar teve início no dia 8 de dezembro de 2020 e encerrará no dia 8 de dezembro de 2021.
Mesmo a distância, a Congregação tem realizado encontros virtuais com muitas reflexões e partilhas, bate-papo através das lives e muita comunhão como família Madre Cândida.
É uma alegria relembrar um pouco de como tudo começou e como uma linda história foi sendo construída com muita fé, dedicação e solidariedade.
A fundação da Congregação Filhas de Jesus
Joana Ciprita e Barriola (Santa Cândida) nasceu em Andoáin, na Espanha, no ano de 1845. Ainda muito jovem, deixou sua cidade natal para trabalhar e ajudar na renda familiar. No decorrer dos anos, seu coração foi sendo tocado pelas marcas de uma fé profunda.
No dia 2 de abril de 1869, na igreja do Rosarillo em Valladolid na Espanha, diante do altar da Sagrada Família, viu claramente o que Deus queria dela: “Fundar uma congregação com o nome de Filhas de Jesus, dedicada à salvação de almas, por meio da educação cristã e instrução de crianças e jovens”.
Em 8 de dezembro de 1871, Madre Cândida fundou as Filhas de Jesus, dedicada a educação cristã de meninas, confiando que ela faria “o que Deus quer”. Foi uma aventura que começou com outras cinco mulheres em Salamanca, uma das cidades universitárias mais importantes do século XIX.
No dia 3 de outubro de 1911, Santa Cândida enviou seis Filhas de Jesus para o Brasil, tornando realidade seu desejo: “Ao fim do mundo iria eu em busca de almas”.
Desde então, muitas mudanças ocorreram, mas seu carisma continua o mesmo. As Filhas de Jesus se espalharam pelo mundo e, atualmente, estão presentes em 17 países.
No dia 9 de agosto de 1912, Madre Cândida morreu, em Salamanca-Espanha. Fez da sua vida uma constante entrega à vontade de Deus. Por isso, ao morrer, diz: “estou tranquilissimamente tranquila”.
Foi beatificada em 12 de maio de 1996 pelo Papa João Paulo II, e canonizada no dia 17 de outubro de 2010, pelo Papa Bento XVI.
Leia também:
150 ANOS DAS FILHAS DE JESUS | O NOME FILHAS DE JESUS