Saiba como despertar para pequenas atitudes que se transformam em grandes ações.
O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado no dia 5 de junho, como forma de reforçar a importância da conscientização e da preservação dos recursos naturais, junto à população.
A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em 1972. Nessa Conferência, se estabeleceram princípios de orientações à política ambiental em todo o mundo.
De lá para cá, a data vem sendo relembrada a cada ano com discussões mundiais e reflexões importantes sobre o tema.
Cuidado com a nossa casa comum
A cada ano, a preservação do meio ambiente tem gerado preocupações, sobretudo nas ações negativas do homem, que tem gerado impactos destrutivos no planeta terra.
Papa Francisco, chama a atenção para o cuidado com a Terra, nossa casa comum, em sua Carta Encíclica Laudato Si, publicada em 2015. Ele relembra que o nosso planeta é rodeado de riquezas naturais, uma riqueza divina que deve ser preservada com a conscientização e a inteligência da população.
Através dessa Encíclica, Papa Francisco faz um chamado urgente para a conversão ecológica a cada indivíduo, por meio de ações individuais que se transformam em ações coletivas e que contribuem, de alguma forma, para evitar a extinção de todos os seres vivos. Por fim, salienta para que cada um assuma a sua responsabilidade como guardião do meio ambiente.
A Rede Filhas de Jesus produziu uma cartilha com os principais pontos da Encíclica Laudato Si e com muitas dicas de ações para colocar em prática. Acesse.
Já em 2019, o Papa Francisco publicou a Exortação apostólica pós-sinodal “Querida Amazônia”. Nesse documento, ele reforça o envolvimento do mundo inteiro com o objetivo de despertar por uma terra que também é “nossa”, conscientizando para uma “ecologia integral”.
De acordo com a Exortação, a ecologia integral envolve um aspecto educativo, que inclui novos hábitos nas pessoas, até mesmo para muitos habitantes da Amazônia. Com o passar dos anos, alguns costumes foram enraizados nas cidades e viraram costumes próprios deles, como o consumismo e a cultura de descarte. Por isso, existe a preocupação em estimular e conscientizar a ecologia integral para um estilo de vida mais sustentável, respeitoso e fraterno. A Rede Filhas de Jesus publicou um resumo deste documento que pode ser acessado aqui.
O despertar para as ações concretas
O cuidado com o meio ambiente, nossa casa comum é uma conscientização de “dentro para fora”. Pensar que pequenas atitudes se transformam em grandes ações, faz toda a diferença para a preservação do Planeta Terra.
Saiba como você pode contribuir para a redução de resíduos no planeta com algumas atitudes que podem ser aplicadas através dos 5 Rs:
- Repensar
A consciência da ecologia integral é o ponto de partida para a mudança de ações em relação ao meio ambiente.
- Recusar
Identifique se o que você está adquirindo realmente é necessário ou se trata de um consumismo desenfreado. Consumir sem consciência provoca o excessivo descarte de lixo no planeta.
- Reduzir
Saiba utilizar os recursos naturais de forma consciente, evitando o desperdício do uso exagerado.
- Reutilizar
Reutilize alguns objetos que seriam descartados de imediato. Fique atento às embalagens que podem ser reaproveitadas e dê novo sentido a elas.
- Reciclar
Observar para a quantidade de lixo que é produzido, já é um elemento importante. Ter o cuidado de fazer o descarte correto do lixo reciclável ajuda e muito na redução da quantidade de resíduos em aterros sanitários.
Por Simone Rezende
Leia também:
SEMANA LAUDATO SI´ – PLANETA TERRA: CUIDANDO DA NOSSA CASA COMUM