A preparação para o ENEM não é tarefa fácil. Os alunos do 3º ano do Ensino Médio que o digam. É um misto de sentimentos. De um lado, a expectativa em seguir em frente e ingressar na faculdade e no curso dos sonhos. Do outro, a ansiedade.
E por falar em ansiedade, a prova de redação é um capítulo à parte. Afinal, ela tem um peso importante para o resultado final do exame.
Em 2020, muitas lições foram aprendidas. A inesperada pandemia do novo coronavírus trouxe muitos desafios para alunos e educadores com as atividades remotas.
Mesmo com as adversidades, uma coisa não mudou. A intensa rotina de estudos para a preparação do ENEM e para fazer uma boa prova de redação continuaram a pleno vapor. Porque os estudos não pararam.
Diante de tantas mudanças, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), alterou as datas de realização das provas. E com mais uma novidade: a opção de fazer a prova digital. E num piscar de olhos, o grande dia chegou!
As provas impressas serão realizadas nos dias 17 de janeiro e 24 de janeiro de 2021.
Já as provas digitais, ficaram para os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021.
Chegou a hora. E agora?
Muitas vezes, o nervosismo e a ansiedade de realizar as provas, dificultam a estruturação de uma boa produção de texto. Para que isso não aconteça, é essencial se sentir seguro e tranquilo no dia do exame.
A educadora Rosimara Aguiar, professora de Língua Portuguesa, de Literatura e da Oficina de Redação do CIC-LEO-Rede Filhas de Jesus/Leopoldina, conta que este momento realmente é desafiador, mas algumas dicas podem fazer a diferença.
Rosimara Aguiar elenca os principais desafios para realizar uma boa prova.
- Estar muito bem informado sobre os mais diversos temas da atualidade que afetam a sociedade de alguma maneira.
- Manter o equilíbrio emocional. A calma é fundamental.
- Administrar bem o tempo.
Confira 5 dicas para fazer uma boa redação no dia da prova: anote aí!
- Faça o esqueleto do texto antes de redigi-lo.
- Não inicie o último parágrafo já com a proposta de intervenção. Esse erro faz a nota cair para 80 na competência 2. Deve-se escrever, primeiro um período de conclusão do texto, retomando e confirmando a ideia contida na tese. Depois desse período, sim, apresenta-se a proposta de solução.
- Confira se estão presentes os 4 elementos (agente, ação, modo e efeito) e o detalhamento de um deles.
- Não usar expressões “em parceria com”, “em conjunto com” como se fossem modo, pois são advérbio de companhia. Para serem validadas como modo, devem ser substituídas por “por meio de parceria” , “por meio do esforço/trabalho conjunto com”.
- Sempre que se usarem dados estatísticos, citações, exemplificações, devem-se relacioná-las à defesa da tese. Caso isso não seja feito, há grande penalização nas competências 2 e 3, comprometendo muito a nota final da redação.
No mais, mantenha-se calmo e Boa Sorte!
Por: Simone Rezende (com edição de Renata Dantas)