“Quero convocar e convidar a viver o ano de graça que nos é oferecido: a celebração dos 150 anos de vida da Congregação das Filhas de Jesus, que se iniciará no próximo 8 de dezembro e terminará em 8 de dezembro de 2021”. Irmã Graciela Francovig.
Com estas palavras a Superiora- Geral das Filhas de Jesus, Graciela Francovig, convocou toda família Filhas de Jesus para as comemorações dos 150 anos da Congregação, que terão início no próximo dia 8 de dezembro, data em que também se comemora o Dia da Imaculada Conceição.
A Superiora-Geral, de origem argentina, disse que, “durante este ano jubilar, sob o lema – Um carisma vivo, um caminho compartilhado-, “queremos oferecer uma nova face do carisma: na Casa Comum, na nossa missão, com os migrantes e refugiados, na pastoral com os jovens (…) Reconhecer e agradecer à herança carismática que compartilhamos hoje com todos nós que fazemos parte da Família Mãe Cândida”.
História
As Filhas de Jesus foram fundadas em Salamanca em 8 de dezembro de 1871 por Cândida Maria de Jesus, nascida em Andoain (Guipúzcoa-Espanha) em 31 de maio de 1845. Com pouco cultura e escassos meios materiais Cândida inicia essa obra em Salamanca, uma das cidades universitárias mais importantes do século XIX, com cinco companheiras e o única confiança de que “Deus o quer”.
A exclusão das mulheres e das classes economicamente fracas dos campos da a educação moveu Madre Cândida a iniciar este caminho. E, muito em breve, o que começou em Salamanca, estende-se por toda a geografia espanhola.
Em 3 de outubro de 1911, as primeiras Filhas de Jesus partiram para o Brasil, onde hoje estão presentes com 8 unidades educativas.
Madre Cândida morreu em Salamanca em 9 de agosto de 1912. A igreja a beatificou em 12 de maio de 1996 e Bento XVI a proclama santa em 17 de outubro de 2010. Neste ano de 2020, celebramos os 10 anos de canonização de Madre Cândida.
O carisma que recebemos continua a se projetar 150 anos depois, na educação formal e informal, com acompanhamento aos mais desfavorecidos, refugiados, migrantes, na evangelização e catequese, nos exercícios espirituais, em dezessete países.
Celebrações de abertura do Ano Jubilar
O bispo de Salamanca, Dom Carlos López, presidirá, no dia 8 de dezembro às 14 horas (horário de Brasília), a Eucaristia que inicia este Ano Jubilar, precisamente na Capela do Colégio Mayor Montellano, onde faleceu a fundadora, Cândida Maria de Jesus. Essa Eucaristia, transmitida no canal YouTube da Congregação vem precedida, no dia 7 de dezembro, de uma vigília de oração também pelo canal do YouTube da Congregação.
Vigília com os Jovens (transmissão direto de Madrid)
7 de dezembro (segunda-feira) – 17h (horário de Brasília)
Transmissão pelo Youtube : Hijas de Jesús en el mundo
Celebração Eucarística (transmissão direto de Salamanca)
8 de dezembro (terça-feira) – 14h (horário de Brasília)
Transmissão pelo Youtube : Hijas de Jesús en el mundo
Por: Renata Dantas