Sexta-feira da Paixão

“Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos”. João 15,13

A Sexta-feira Santa ou Sexta-feira da Paixão é o dia em que os cristãos celebram a crucificação e morte de Jesus. Nesse dia, Cristo cumpre a promessa de libertar os cristãos de seus pecados através da Sua Morte na Cruz e Ressurreição. A Sexta-feira da Paixão de Cristo é um dos dias mais importantes do calendário cristão e é celebrada com jejuns e orações pelo mundo todo.

Jesus tinha pregado durante cerca de três anos, preparando discípulos para formar a Sua Igreja. Chegou, então, a hora de cumprir sua missão maior – salvar o mundo. Na época da Páscoa judaica, Jesus foi para Jerusalém, onde foi traído por um dos seus discípulos e preso.

Na Sexta-feira Santa, Jesus foi julgado pelos líderes religiosos judeus e condenado por blasfêmia. Foi açoitado, torturado e levado para fora da cidade, onde foi crucificado em um monte chamado Gólgota, junto a dois ladrões.

Os soldados dividiram seus pertences entre eles e muitas pessoas zombaram de Cristo. O céu ficou escuro e, às três da tarde, da Sexta-feira Santa, Jesus deu um brado e morreu (Marcos 15:37-39). Nesse momento, houve um terremoto e o véu do templo foi rasgado ao meio.

A Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo constituem o ponto central e definitivo da salvação dos homens. É a Páscoa de Jesus. Por ela, Jesus salvou a humanidade. A Páscoa é o mistério unificador de toda nossa fé cristã.

Os acontecimentos da Semana Santa:

Domingo de Ramos: Igreja celebra a entrada de Jesus em Jerusalém, sobre um burrinho, momento em que Ele foi aclamado pela multidão que gritava: Hosana ao Filho de Davi! A multidão balançava ramos de oliveiras, por isso o nome “ Domingo de Ramos”.

Quinta-feira Santa: Jesus se reúne com os discípulos para a última e Santa Ceia. Ele partiu o pão, distribuiu o vinho entre todos e pediu que fizessem isso em Sua memória. Nesse dia foi instituída a Eucaristia.

Sexta-feira da Paixão: Jesus é entregue às autoridades políticas e religiosas da época. É julgado e condenado à morte na cruz.

Sábado-Santo: É dia de silêncio na Igreja à espera da Páscoa que é a Ressurreição de Jesus e vida nova para o seu povo.

Domingo de Páscoa: Jesus Ressuscitou e libertou Seu povo da escravidão dos pecados.

A Rede Filhas de Jesus deseja uma Sexta-Feira da Paixão, realmente, Santa para aqueles que creem na força da Cruz de Cristo!

Por Renata Dantas

Gostou desse conteúdo? Leia mais em nossa página: Matérias Especiais

Leia também:

QUARESMA: TEMPO DE CONVERSÃO, REVISÃO E MUDANÇA DE VIDA!

PAPA FRANCISCO DIVULGA A PUBLICAÇÃO DA EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL: “QUERIDA AMAZÔNIA”

Mais Posts

Projeto Esperançar: Educadores do Colégio Imaculada Conceição-Leopoldina participaram de um momento formativo

Os educadores do Colégio Imaculada Conceição-Leopoldina participaram da formação continuada do projeto Esperançar, dinamizado por Aleluia Heringer, no último dia 9 de novembro. A sustentabilidade foi um dos temas centrais discutidos, destacando a necessidade de respeitar e preservar o meio ambiente, assegurando que as futuras gerações possam usufruir dos recursos naturais de forma responsável. Vem

Reunião de Conselho de Assuntos Econômicos – Nível Geral

O CAE, Conselho Geral de Assuntos Econômicos, reuniu-se de 14 a 18 de outubro de 2024, na Casa da Cúria – Roma, para realizar estudos sobre questões importantes no âmbito econômico da Congregação, avaliar e fazer considerações sobre a situação econômica e financeira a partir da Memória Econômica do Sexênio rumo à #CGXIX.    

17 de outubro | Dia da Canonização de Santa Cândida Maria de Jesus

Dia 17 de outubro é uma data muito especial para a Congregação das Filhas de Jesus. Celebramos os 14 anos da canonização de nossa fundadora, Santa Cândida Maria de Jesus. Santa Cândida foi canonizada em 17 de outubro de 2010, pelo papa Bento XVI. Através deste reconhecimento de santidade, destaca-se a importância de seu carisma