Quaresma: tempo de conversão, revisão e mudança de vida!

“Fixa os braços abertos de Cristo crucificado, deixa-te salvar sempre de novo”– Papa Francisco

Conversão, revisão e mudança de vida. Atitudes corajosas as quais os cristãos são especialmente convidados todos os anos no período quaresmal. Mas qual é a função da Quaresma na vida dos seguidores de Cristo?
A Quaresma é um período de 40 dias no qual Jesus convida seus seguidores a irem para o “deserto” com Ele. Não o deserto físico, mas o deserto da alma. Esses 40 dias significam o tempo de prova enfrentado antes de uma grande vitória, a ressurreição de Cristo.
Na Quaresma, os cristãos procuram avaliar suas vidas, buscando a conversão para Cristo, utilizando a oração, a penitência e a caridade como formas de purificação e reflexão.

Papa Francisco
O Sumo Pontífice dedicou uma palavra especial para preparar os fiéis para esse tempo. ‘Nesta Quaresma de 2020, quero estender a todos os cristãos o mesmo que escrevi aos jovens na Exortação Apostólica Christus Vivi, “fixa os braços abertos de Cristo crucificado, deixa-te salvar sempre de novo. E quando te aproximares para confessar os teus pecados, crê firmemente na Sua misericórdia que te liberta de toda a culpa. Contempla o Seu sangue derramado pelo grande amor que te tem e deixa-te purificar por Ele. Assim, poderás renascer sempre de novo”.
Papa Francisco orienta para que esse tempo favorável para a conversão não seja desperdiçado. Nas palavras do Santo Padre “o fato de o Senhor nos proporcionar uma vez mais um tempo favorável para a nossa conversão, não devemos jamais dá-lo como garantido. Esta nova oportunidade deveria suscitar em nós um sentido de gratidão e sacudir-nos do nosso torpor”.

O Sumo Pontífice aproveitou a oportunidade para invocar a intercessão de Nossa Senhora sobre o tempo da Quaresma. “Invoco a intercessão de Maria Santíssima para que acolhamos o apelo a deixar-nos reconciliar com Deus, fixemos o olhar do coração no mistério pascal e nos convertamos a um diálogo aberto e sincero com Deus. Assim, poderemos tornar-nos aquilo que Cristo diz dos seus discípulos: sal da terra e luz do mundo”.

“Quaresma, tempo de se desligar do celular e se conectar com o Evangelho”

“Fraternidade e vida, dom e compromisso”

No tempo da Quaresma, a Igreja Católica do Brasil medita sobre a Campanha da Fraternidade. O lema da Campanha deste ano: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34) inspira os cristãos a seguirem os exemplos do Bom Samaritano e de Santa Dulce dos Pobres. O objetivo da Campanha de 2020 é incentivar o compromisso do povo de Deus com a solidariedade e a ajuda ao irmão que sofre.

No lançamento da Campanha da Fraternidade, o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira de Azevedo, que é arcebispo de Belo Horizonte, falou sobre a necessidade de olhar com compaixão para o próximo, em mensagem veiculada pela Rádio do Vaticano.

“A Campanha da Fraternidade deste ano traz um bonito convite para todos nós: vamos vencer a indiferença em relação ao próximo, as desigualdades, as injustiças. Precisamos cultivar sempre mais a compaixão, conforme orienta o horizonte rico da Campanha da Fraternidade”, declarou o arcebispo.

Quaresma e Campanha da Fraternidade na Rede Filhas de Jesus

A espiritualidade e os ensinamentos do Evangelho de Jesus Cristo estão na base da missão educativa da Rede Filhas de Jesus. Nesse tempo de Quaresma, unidades da Rede realizaram atividades reflexivas e inspiradoras com seus alunos.

No dia 4 de março, a Pastoral do IECJ- Rede Filhas de Jesus/Bragança Paulista promoveu um momento com os alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio para refletir sobre a Campanha da Fraternidade. O encontro teve início com uma apresentação artística sobre a parábola do Bom Samaritano, fazendo uma adaptação para os dias atuais.

Na sequência, os alunos participaram de uma palestra sobre empatia e compaixão, ministrada pela estudante de psicologia, Gabrielle Lúcio, que falou sobre sua experiência como voluntária da ONG Reparação, entidade que se dedica à reforma de casas de famílias que não se encontram em condições mínimas de habitação.

Gabrielle apresentou relatos de voluntários e famílias que foram beneficiadas com a ajuda da ONG Reparação, bem como algumas obras realizadas, e mostrou as dificuldades e a relevância do trabalho em grupo. A palestrante destacou a importância de fazer o bem, mesmo que seja um pequeno gesto, que pode fazer a diferença para quem precisa.

Em comunhão com o projeto da CNBB, a Obra Social São José Operário, unidade em Belo Horizonte, também realizou uma cerimônia de abertura da CF 2020. O professor Eduardo Machado apresentou a Campanha da Fraternidade aos educadores docentes e não docentes da Obra. A equipe foi convidada a refletir sobre o significado mais profundo da vida em suas diversas dimensões: pessoal, comunitária, social e ecológica.

Equipe SJO

A Pastoral também realizou o lançamento oficial da Campanha com todos os jovens da Obra, onde os professores fizeram a leitura, em sala de aula, do Evangelho Lucas 10, 25-37 e, após reflexão e partilhas, no espaço da quadra esportiva Madre Cândida, conheceram um pouco mais do sentido da quaresma e da história da Campanha da Fraternidade.

A equipe da Obra SJO foi convidada a refletir sobre o significado mais profundo da vida em suas diversas dimensões.

No IEIC Rede Filhas de Jesus/Mogi Mirim, a Campanha da Fraternidade mobilizou os alunos. De acordo com a faixa etária, diversas atividades iniciaram a reflexão, que se estenderá ao longo de todo o ano.

Os vídeos “The good Samaritan” e “The field Day song”, exploraram a temática nas aulas de Inglês do 1º ano. Já os alunos do Maternal 3 participaram da abertura da Campanha da Fraternidade também motivada por vídeos. Os alunos de 6º ao 9º ano participaram de encontros com a equipe de Pastoral da unidade.

No CIC Rede Filhas de Jesus/Leopoldina, o trabalho enfocou a compaixão e o cuidado com o outro. O Maternal 2 trabalhou o tema de maneira lúdica e divertida através da história “Aprendendo a ser gentil” da Editora Todolivro. O trabalho está sendo produzido através de fotografias das crianças realizando gestos de gentileza umas com as outras. Essas imagens serão divulgadas nas redes sociais e incentivadas pela escola e pela família.

Gestos de gentileza

Os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I refletiram sobre o sentido da palavra compaixão e assumiram o compromisso de olhar o próximo com mais amor e cuidar dos que necessitam.

Já o 7º ano, refletiu a partir do texto “Renascer das Cinzas” de Eduardo Machado. Os estudantes buscaram através dessa atividade tirar o “peso” exagerado que muitas vezes é colocado nas atividades e compromissos do dia a dia.
Em uma atividade realizada pela pastoral do Colégio Imaculada de Leopoldina, foi debatido o tema “Ver com o olhar do outro”. A aluna Isabela Mendes Rezende do Ensino Fundamental II concluiu: “Devemos nos colocar no lugar do outro. Devemos ser capazes de olhar para os nossos erros antes de apontar o tropeço dos outros. Devemos ajudar as pessoas, mesmo que elas não nos ajudem. Acreditamos que gentileza gera gentileza”.

Isabela Mendes Rezende do Ensino Fundamental II: “Gentileza gera Gentileza”

A unidade ainda preparou um gesto concreto de cuidado ao próximo. Serão doados produtos de higiene pessoal para a APAE.

Por Renata Dantas

Leia mais conteúdos em nossas matérias especiais

Leia também:

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2020

 

Mais Posts

Projeto Esperançar: Educadores do Colégio Imaculada Conceição-Leopoldina participaram de um momento formativo

Os educadores do Colégio Imaculada Conceição-Leopoldina participaram da formação continuada do projeto Esperançar, dinamizado por Aleluia Heringer, no último dia 9 de novembro. A sustentabilidade foi um dos temas centrais discutidos, destacando a necessidade de respeitar e preservar o meio ambiente, assegurando que as futuras gerações possam usufruir dos recursos naturais de forma responsável. Vem

Reunião de Conselho de Assuntos Econômicos – Nível Geral

O CAE, Conselho Geral de Assuntos Econômicos, reuniu-se de 14 a 18 de outubro de 2024, na Casa da Cúria – Roma, para realizar estudos sobre questões importantes no âmbito econômico da Congregação, avaliar e fazer considerações sobre a situação econômica e financeira a partir da Memória Econômica do Sexênio rumo à #CGXIX.    

17 de outubro | Dia da Canonização de Santa Cândida Maria de Jesus

Dia 17 de outubro é uma data muito especial para a Congregação das Filhas de Jesus. Celebramos os 14 anos da canonização de nossa fundadora, Santa Cândida Maria de Jesus. Santa Cândida foi canonizada em 17 de outubro de 2010, pelo papa Bento XVI. Através deste reconhecimento de santidade, destaca-se a importância de seu carisma