Assinatura do Decreto de Aquisição do Colégio Imaculada Conceição-Belo Horizonte

Nesta terça-feira, 27 de junho, a Prefeitura de Belo Horizonte assinou o decreto de aquisição do Colégio Imaculada Conceição-Belo Horizonte, que foi nomeado como Centro de Educação Integral Imaculada Conceição (CEI-BH).

 

A abertura da cerimônia contou com a apresentação do coral infanto juvenil “Parque Escola Cariunas”, que faz parte do projeto “Música na Escola” em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte.

 

Em seguida, a Prefeitura de Belo Horizonte apresentou o projeto do CEI-BH.
O CEI é uma iniciativa da Prefeitura de BH e será a primeira unidade de ensino em Belo Horizonte com capacidade para receber mais de 1.000 estudantes, que atenderá crianças do berçário ao 9º ano do Ensino Fundamental, em educação integral.

 

A Superiora Provincial da Congregação Filhas de Jesus, Província Brasil-Caribe, Ir. Sônia Maria Soares da Rocha, fez um pronunciamento em agradecimento aos 107 anos do Colégio Imaculada Conceição-Belo Horizonte, de formação integral de crianças, jovens e adultos, baseada em uma educação humana e cristã.

“A educação oferecida ao Colégio Imaculada sempre foi pautada na educação integral inspiradas nos valores do Evangelho, formando cidadãos comprometidos com a história do seu tempo. Essa missão se prolongou por mais de um século, buscando sempre o reconhecimento da dignidade e o desenvolvimento da pessoa, priorizando os valores humanos que transcendem o cultivo intelectual. Essa história foi sendo construída através da missão compartilhada. Muitas irmãs e educadores leigos fizeram e fazem parte dessa história. As Irmãs Filhas de Jesus, nos sentimos agradecidas, por muitos anos de serviço educacional à sociedade de Belo Horizonte, neste colégio. Somos também agradecidas porque este espaço continuará a sua vocação originária, sendo lugar de cultivo de cultura, das letras e da humanização para o público da nossa querida Belo Horizonte”, concluiu Ir. Sônia Maria Soares da Rocha.

 

O Prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, também fez um pronunciamento agradecendo às Filhas de Jesus pelos 107 anos de educação para a população de Belo Horizonte.

“A Prefeitura de Belo Horizonte jamais poderia esquecer esse legado. Por isso, nós resolvemos até mesmo ocupar esta escola com o mesmo princípio da educação e mantivemos o nome Imaculada Conceição, uma vez que é a nossa grande guia. Muito obrigado às Irmãs por essa história em Belo Horizonte”.

 

O CEI Imaculada vai atuar em cinco eixos: Educação, Inovação, Cultura, Esporte e Inclusão.
Os espaços serão ocupados por salas de aula, de tecnologia e informática, laboratórios de biologia, física e robótica, biblioteca, refeitórios, setor administrativo e capela.

O projeto prevê uma unidade do Centro de Línguas, Linguagens, Inovação e Criatividade (Clic), um espaço cultural com capacidade para 370 pessoas.

O Clic é voltado para a aprendizagem criativa, adotando práticas pedagógicas inovadoras, transdisciplinares, lúdicas, transversais e exploratórias. Serão oferecidas oficinas, cursos e workshops para estudantes, servidores e comunidade escolar da rede municipal, além dos moradores da capital.

O espaço cultural funcionará como uma escola de teatro e terá apresentações para alunos de toda a rede, além de receber espetáculos e apresentações de parceiros. Será ainda um local para as formações oferecidas pelo Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Cape), que promove ações de promoção, incentivo e colaboração para a categoria.

O Centro de Educação Integral Imaculada será um espaço educacional referência no atendimento aos alunos com deficiência, além do atendimento e acolhimento especializado para alunos acometidos por doenças raras. O Parque Multidisciplinar (salas inovadoras e pioneiras no país) vai garantir a inclusão, aos instrumentalizar, integrar e possibilitar o desenvolvimento de diversas experimentações sensoriais, motoras e cognitivas para crianças. A inauguração está prevista para 2024.

 

Por Simone Rezende

Mais Posts

Projeto Esperançar: Educadores do Colégio Imaculada Conceição-Leopoldina participaram de um momento formativo

Os educadores do Colégio Imaculada Conceição-Leopoldina participaram da formação continuada do projeto Esperançar, dinamizado por Aleluia Heringer, no último dia 9 de novembro. A sustentabilidade foi um dos temas centrais discutidos, destacando a necessidade de respeitar e preservar o meio ambiente, assegurando que as futuras gerações possam usufruir dos recursos naturais de forma responsável. Vem

Reunião de Conselho de Assuntos Econômicos – Nível Geral

O CAE, Conselho Geral de Assuntos Econômicos, reuniu-se de 14 a 18 de outubro de 2024, na Casa da Cúria – Roma, para realizar estudos sobre questões importantes no âmbito econômico da Congregação, avaliar e fazer considerações sobre a situação econômica e financeira a partir da Memória Econômica do Sexênio rumo à #CGXIX.    

17 de outubro | Dia da Canonização de Santa Cândida Maria de Jesus

Dia 17 de outubro é uma data muito especial para a Congregação das Filhas de Jesus. Celebramos os 14 anos da canonização de nossa fundadora, Santa Cândida Maria de Jesus. Santa Cândida foi canonizada em 17 de outubro de 2010, pelo papa Bento XVI. Através deste reconhecimento de santidade, destaca-se a importância de seu carisma