Nesta terça-feira, 27 de junho, a Prefeitura de Belo Horizonte assinou o decreto de aquisição do Colégio Imaculada Conceição-Belo Horizonte, que foi nomeado como Centro de Educação Integral Imaculada Conceição (CEI-BH).
A abertura da cerimônia contou com a apresentação do coral infanto juvenil “Parque Escola Cariunas”, que faz parte do projeto “Música na Escola” em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte.
Em seguida, a Prefeitura de Belo Horizonte apresentou o projeto do CEI-BH.
O CEI é uma iniciativa da Prefeitura de BH e será a primeira unidade de ensino em Belo Horizonte com capacidade para receber mais de 1.000 estudantes, que atenderá crianças do berçário ao 9º ano do Ensino Fundamental, em educação integral.
A Superiora Provincial da Congregação Filhas de Jesus, Província Brasil-Caribe, Ir. Sônia Maria Soares da Rocha, fez um pronunciamento em agradecimento aos 107 anos do Colégio Imaculada Conceição-Belo Horizonte, de formação integral de crianças, jovens e adultos, baseada em uma educação humana e cristã.
“A educação oferecida ao Colégio Imaculada sempre foi pautada na educação integral inspiradas nos valores do Evangelho, formando cidadãos comprometidos com a história do seu tempo. Essa missão se prolongou por mais de um século, buscando sempre o reconhecimento da dignidade e o desenvolvimento da pessoa, priorizando os valores humanos que transcendem o cultivo intelectual. Essa história foi sendo construída através da missão compartilhada. Muitas irmãs e educadores leigos fizeram e fazem parte dessa história. As Irmãs Filhas de Jesus, nos sentimos agradecidas, por muitos anos de serviço educacional à sociedade de Belo Horizonte, neste colégio. Somos também agradecidas porque este espaço continuará a sua vocação originária, sendo lugar de cultivo de cultura, das letras e da humanização para o público da nossa querida Belo Horizonte”, concluiu Ir. Sônia Maria Soares da Rocha.
O Prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, também fez um pronunciamento agradecendo às Filhas de Jesus pelos 107 anos de educação para a população de Belo Horizonte.
“A Prefeitura de Belo Horizonte jamais poderia esquecer esse legado. Por isso, nós resolvemos até mesmo ocupar esta escola com o mesmo princípio da educação e mantivemos o nome Imaculada Conceição, uma vez que é a nossa grande guia. Muito obrigado às Irmãs por essa história em Belo Horizonte”.
O CEI Imaculada vai atuar em cinco eixos: Educação, Inovação, Cultura, Esporte e Inclusão.
Os espaços serão ocupados por salas de aula, de tecnologia e informática, laboratórios de biologia, física e robótica, biblioteca, refeitórios, setor administrativo e capela.
O projeto prevê uma unidade do Centro de Línguas, Linguagens, Inovação e Criatividade (Clic), um espaço cultural com capacidade para 370 pessoas.
O Clic é voltado para a aprendizagem criativa, adotando práticas pedagógicas inovadoras, transdisciplinares, lúdicas, transversais e exploratórias. Serão oferecidas oficinas, cursos e workshops para estudantes, servidores e comunidade escolar da rede municipal, além dos moradores da capital.
O espaço cultural funcionará como uma escola de teatro e terá apresentações para alunos de toda a rede, além de receber espetáculos e apresentações de parceiros. Será ainda um local para as formações oferecidas pelo Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Cape), que promove ações de promoção, incentivo e colaboração para a categoria.
O Centro de Educação Integral Imaculada será um espaço educacional referência no atendimento aos alunos com deficiência, além do atendimento e acolhimento especializado para alunos acometidos por doenças raras. O Parque Multidisciplinar (salas inovadoras e pioneiras no país) vai garantir a inclusão, aos instrumentalizar, integrar e possibilitar o desenvolvimento de diversas experimentações sensoriais, motoras e cognitivas para crianças. A inauguração está prevista para 2024.
Por Simone Rezende