“Vivemos na era do conhecimento e precisamos ter em nosso horizonte a construção de um mundo de paz, justiça e fraternidade alcançado através da formação de pessoas capazes de fazer a diferença”.
O ano de 2022 traz um marco importante para a Educação, pois embora ainda “vivendo” em tempos pandêmicos, todas as atividades presenciais foram retomadas com segurança e reforçando a qualidade que sempre foi a tônica da Rede Filhas de Jesus.
Todo projeto de sociedade passa pela oferta de uma educação de qualidade. Por isso, o Papa Francisco nos convida a assumirmos um compromisso por um Pacto Global pela Educação, colocando a pessoa no centro de todo processo educativo, voltado para formar a cabeça, o coração e as mãos, ou seja, para ajudarmos a todos os estudantes a aprenderem a aprender, a aprenderem a ser , aprenderem a conviver e a aprenderem a fazer.
Vivemos na era do conhecimento e precisamos ter em nosso horizonte a construção de um mundo de paz, justiça e fraternidade alcançado através da formação de pessoas capazes de fazer a diferença desenvolvendo habilidades que sejam essenciais para o século XXI , tais como comunicação, trabalho em equipe, colaborativo e multidisciplinar, resolução de problemas, pensamento crítico, gestão de projetos, aplicação da tecnologia, liderança, criatividade, inovação, profissionalismo e ética, dentre tantas outras.
Consciente da importância de ter esse compromisso, a CNBB colocou a educação em foco na Campanha da Fraternidade de 2022, com o tema Fraternidade e Educação, com o lema Fala com sabedoria, ensina com amor, objetivando promover diálogos que, à luz da fé cristã, proponham caminhos em favor do humanismo integral e solidário.
Temos em Santa Cândida, mais do que a fundadora de uma congregação, mas uma mulher inspiradora que, à frente de seu tempo, abraçou a educação como meio para a construção do Reino, criando indicativos para que na posterior elaboração do “Nosso Modo Próprio de Educar” todas as escolhas que defendeu em favor da vida fossem representadas em uma filosofia educacional atenta aos sinais de cada tempo e lugar. Todo seu projeto de educação parece ter sido estabelecido para o mundo atual e trará inspiração por mais 150 anos!
Por Cássia Lara Neves de Araújo
Coordenadora Educacional Rede Filhas de Jesus. Pedagoga e Historiadora, especialista em diversas áreas de aprendizagem e desenvolvimento psicoeducacional, especialista em Gestão de Escolas e MBA em Liderança e Gestão Educacional.
LEIA TAMBÉM:
A INTERNET DO COMPORTAMENTO E A EDUCAÇÃO 5.0: UMA COMBINAÇÃO PARA ALÉM DO CONTEÚDO