Reflexões do mês da bíblia segundo o livro de Josué | 1 a 8 de setembro

A TERRA COMO DOM É FRUTO DA FIDELIDADE DE DEUS

 

O livro de Josué narra o cumprimento da promessa de Deus a Abraão em relação a Canaã
(Gn 13,14-18), a conquista da Terra Prometida, guiada por Josué, sucessor de Moisés (Js1—12), e a repartição da terra entre as 12 tribos (Js 13—22).

A última parte do livro descreve a despedida de Josué e a renovação da Aliança com Deus (Js 23—24). Os acontecimentos narrados da formação de Israel em Canaã situam-se entre os anos 1300 e 1000 a.C.

No período da formação de Israel, mesmo com os contratempos, a memória sagrada do povo não se deixa “apagar” no horizonte narrativo dos redatores, que chegam a ponto de insistir no aniquilamento de toda a população local.

Por isso, o livro registra algumas histórias e tradições sagradas da vida dos israelitas primitivos que tentaram viver na igualdade, na solidariedade e na liberdade:

a) Terra partilhada (Js 4,1-4)
b) A lei da hospitalidade (Js 2,1-7)
c) Festas compartilhadas (Js 5, 10-12)

 

Acesse aqui o texto preparatório na íntegra!

Mais Posts

Projeto Esperançar: Educadores do Colégio Imaculada Conceição-Leopoldina participaram de um momento formativo

Os educadores do Colégio Imaculada Conceição-Leopoldina participaram da formação continuada do projeto Esperançar, dinamizado por Aleluia Heringer, no último dia 9 de novembro. A sustentabilidade foi um dos temas centrais discutidos, destacando a necessidade de respeitar e preservar o meio ambiente, assegurando que as futuras gerações possam usufruir dos recursos naturais de forma responsável. Vem

Reunião de Conselho de Assuntos Econômicos – Nível Geral

O CAE, Conselho Geral de Assuntos Econômicos, reuniu-se de 14 a 18 de outubro de 2024, na Casa da Cúria – Roma, para realizar estudos sobre questões importantes no âmbito econômico da Congregação, avaliar e fazer considerações sobre a situação econômica e financeira a partir da Memória Econômica do Sexênio rumo à #CGXIX.    

17 de outubro | Dia da Canonização de Santa Cândida Maria de Jesus

Dia 17 de outubro é uma data muito especial para a Congregação das Filhas de Jesus. Celebramos os 14 anos da canonização de nossa fundadora, Santa Cândida Maria de Jesus. Santa Cândida foi canonizada em 17 de outubro de 2010, pelo papa Bento XVI. Através deste reconhecimento de santidade, destaca-se a importância de seu carisma