31 de maio: Dia do Nascimento de Santa Cândida Maria de Jesus

Madre Cândida Maria de Jesus, mulher simples, destemida.

 

Mulher que possuía um coração grande, por este motivo o “mundo era pequeno para os seus desejos”. Mulher dotada de uma grande sensibilidade, voltada sempre para o outro.
Madre Cândida, que pôs sua confiança em Deus Pai, é a fundadora da Congregação Filhas de Jesus.

 

“Deus o quer”

Esta é a chave do caminho por ela percorrido. Sua missão tem uma grande motivação na fonte profunda do seu ser: “buscar em tudo a glória de Deus e o bem do próximo”.

Nasceu em Andoáin, Espanha, em 31 de maio de 1845, e recebeu o nome de Joana Josefa Ciprita y Barriola. Filha primogênita recebeu de seus pais uma educação cristã, conforme os princípios que professavam. Gradativamente, foram se imprimindo em seu coração as marcas de uma fé profunda, viva, que se irradiava entre as pessoas do seu convívio.

Em Tolosa, para onde se mudou com seus pais, que buscavam melhores condições de vida para a família, frequentava a Igreja, onde recebeu o primeiro sinal de sua vocação.

 

Queria ser religiosa

Começou a viver uma situação de busca. Acontecimentos diversos foram apontando para Joana a direção de sua missão. E em Valladolid, na Igreja do Rosarillo, diante do altar da Sagrada Família, sentiu uma luz penetrante: “deveria fundar uma Instituição dedicada ao bem das pessoas, através da educação da infância e da juventude”. Começava a nascer a Congregação Filhas de Jesus.

No dia 8 de dezembro de 1871, foi fundada a Congregação das Filhas de Jesus, com o desejo contínuo de Santa Cândida: “formar uma comunidade para trabalhar pelo bem do próximo”.

Pensar em Cândida Maria de Jesus traz-nos a imagem de uma pessoa entregue, comprometida com a hora que lhe tocou viver. Nós a vemos como uma mulher de Deus, uma mulher animada e fortalecida pela convicção de que as coisas podem mudar, confiando no amor e na providência de Deus, tornando-se disponível ao Espírito.

Na raiz de sua fortaleza e de sua confiança, estava o desejo firme de fazer a vontade de Deus e, ao mesmo tempo, a dor pela realidade do mundo em que vivia, o desejo de seguir a Jesus e, como Ele, dar a vida pelo bem do outro.

Madre Cândida foi beatificada pelo Papa João Paulo II no dia 12 de maio de 1996, e canonizada no dia 17 de outubro de 2010, pelo Papa Bento XVI.

Que a luz de Santa Cândida continue iluminando nossa trajetória!

 

Mais Posts

Projeto Esperançar: Educadores do Colégio Imaculada Conceição-Leopoldina participaram de um momento formativo

Os educadores do Colégio Imaculada Conceição-Leopoldina participaram da formação continuada do projeto Esperançar, dinamizado por Aleluia Heringer, no último dia 9 de novembro. A sustentabilidade foi um dos temas centrais discutidos, destacando a necessidade de respeitar e preservar o meio ambiente, assegurando que as futuras gerações possam usufruir dos recursos naturais de forma responsável. Vem

Reunião de Conselho de Assuntos Econômicos – Nível Geral

O CAE, Conselho Geral de Assuntos Econômicos, reuniu-se de 14 a 18 de outubro de 2024, na Casa da Cúria – Roma, para realizar estudos sobre questões importantes no âmbito econômico da Congregação, avaliar e fazer considerações sobre a situação econômica e financeira a partir da Memória Econômica do Sexênio rumo à #CGXIX.    

17 de outubro | Dia da Canonização de Santa Cândida Maria de Jesus

Dia 17 de outubro é uma data muito especial para a Congregação das Filhas de Jesus. Celebramos os 14 anos da canonização de nossa fundadora, Santa Cândida Maria de Jesus. Santa Cândida foi canonizada em 17 de outubro de 2010, pelo papa Bento XVI. Através deste reconhecimento de santidade, destaca-se a importância de seu carisma