N0 dia 8 de dezembro de 2021, a Congregação Filhas de Jesus comemorou 150 anos de vida.
No Brasil, a Congregação realizou uma celebração eucarística na Casa Santíssima Trindade/Belo Horizonte. O evento que foi realizado com toda a segurança e protocolo de saúde que o momento exige, reuniu aproximadamente 200 pessoas. Dentre elas, irmãs, educadores, leigos, missionários e religiosos que fazem parte dessa história.
A celebração contou ainda com a participação do Coral Tourdion, composto por ex-alunos da Obra Social São José Operário/BH, que encantou a todos.
A celebração eucarística também foi transmitida de forma on-line, em tempo real, para toda a família Madre Cândida espalhada pelo mundo inteiro.
A Superiora Provincial da Província Brasil-Caribe das Filhas de Jesus, Sônia Maria Soares da Rocha, FI iniciou o momento celebrativo de encerramento do Ano Jubilar com uma mensagem de agradecimento a toda família Madre Cândida, dispersa no mundo onde a missão se faz presente.
“Celebrar essa história é motivo de gratidão e alegria. Gratidão pela fidelidade de Deus à missão que lhe confiou a Madre Cândida e a nós. Alegria por caminharmos juntos e compartilhar o mesmo carisma”, disse Sônia Maria Soares da Rocha, FI.
Ir. Sônia lembrou o que disse Pe. Herranz a Cândida Maria de Jesus e às suas cinco companheiras em momentos antes da primeira expedição: “Este é um benefício tão singular que Deus lhes fez que nunca saberão agradecer suficientemente. Vocês foram chamadas para serem alicerces da Congregação Filhas de Jesus, que hoje mesmo com este ato, começa a existir na Igreja sob o amparo e divina proteção da Virgem Imaculada, cuja festa celebramos hoje”.
A missa foi presidida por Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo de Belo Horizonte. Durante a homilia, o Arcebispo Dom Walmor, parabenizou as Filhas de Jesus pelo testemunho e pela coragem em seguir essa linda trajetória, iniciada por Santa Cândida.
Relembrou que a história dos 150 anos da Congregação Filhas de Jesus se cruza com o centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte e, ressaltou a importância da presença das Filhas de Jesus durante esses anos: “Por isso nos alegramos e damos graças a Deus pelo testemunho dessas mulheres de ouro da Congregação Filhas de Jesus”.
O Arcebispo de Belo Horizonte relembrou ainda os descompassos que nosso país está vivendo e a importância de acolher as dificuldades dos nossos irmãos mais necessitados, neste momento tão difícil: “amar e servir”, destacou Dom Walmor.
“O carisma bonito que Deus inspirou para o nascimento da Congregação Filhas de Jesus é um carisma que ajuda neste caminho com força educativa e alegria de sedução. E que deus lhes dê, queridíssimas Irmãs e a toda Congregação, a graça de continuar por outros 150 anos segurando essa chama para iluminar o caminho da igreja e, ajudar o mundo a se convencer de que, é preciso viver para amar e servir sempre”, finalizou o Arcebispo de Belo Horizonte.
A celebração contou com a participação das Filhas de Jesus e de leigos que estão espalhados pelo Brasil, vivenciando o carisma de Santa Cândida em unidades educativas e comunidades, através de lindos testemunhos de vida.
Agradecemos a todos que fizeram e fazem parte da trajetória da Congregação Filhas de Jesus e que também estiveram presentes e participaram desse momento especial.
Que a família Madre Cândida possa continuar vivenciando o carisma iniciado por Cândida Maria de Jesus e compartilhando o dom de amar e servir ao próximo, através da educação cristã.
Confira o vídeo com os melhores momentos da celebração
Por Simone Rezende
Leia também:
8 DE DEZEMBRO: DIA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E 150 ANOS DAS FILHAS DE JESUS