Saiba como colocar em prática o seu aprendizado no dia do ENEM
A preparação para o ENEM exige muita dedicação e foco nos estudos. Além disso, é importante estar atento para algumas dicas práticas que fazem toda a diferença para garantir um bom desempenho na prova.
Este ano, tanto a versão digital quanto a impressa do Enem terão as mesmas provas, com itens e tema da redação iguais. Ambas serão aplicadas nas mesmas datas, nos dias 21 e 28 de novembro.
A educadora Maria Cecília Quaresma, Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio no Colégio Imaculada Conceição-Leopoldina/Rede Filhas de Jesus, separou 3 dicas importantes para colocar em prática no dia da prova.
1) Esteja preparado fisicamente
A prova do Enem requer uma preparação especial. Além do conteúdo, você precisa estar preparado fisicamente, pois a prova é muito longa e cansativa. São 90 questões em cada dia, sendo que no primeiro dia ainda tem a redação.
2) Tenha muita atenção na redação
Já que falamos na redação, é importante que vocês saibam que o tema é geralmente de um problema atual da sociedade brasileira e cobra dos participantes uma proposta de intervenção. O texto deve ser escrito em até 30 linhas e tem que ser dissertativo-argumentativo, ou seja, mais do que falar sobre o assunto, você deverá elencar argumentos que defendam os seus pontos de vista.
3)Não deixe questões em branco
Outra dica muito importante para o ENEM é nunca deixar uma questão em branco. Faça e até mesmo “chute”. Vou explicar! As provas objetivas do Enem possuem um método de correção específico chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI).
É através dela que se chega à pontuação obtida pelos participantes. Na metodologia TRI, a nota não é calculada considerando-se apenas o número de acertos e erros, mas também a coerência das respostas do participante naquela prova, de forma que não há pontuação predeterminada por questão.
Voltamos então à seguinte questão: “Chutar pode me prejudicar?”
Não! Sabe por que? Uma questão certa sempre aumenta sua nota e uma questão deixada em branco é corrigida como errada. Se o acerto não contribuir com a coerência pedagógica, o incremento na nota não será muito alto, mas ainda assim irá colaborar para o seu aumento.
Gostou das dicas? Fique atento e estude!
Por Maria Cecília Quaresma
Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio
Colégio Imaculada Conceição-Leopoldina/Rede Filhas de Jesus