A Educação Integral para a formação de seres humanos completos
Muito se fala em educação em tempo integral, projeto integral e educação integral gerando uma certa confusão, como se todos os termos se referissem a uma mesma situação. Porém, essa não é a realidade. Cada um desses termos traz um conceito diferente:
- Educação em tempo integral: diz respeito à ampliação da jornada escolar, com acréscimo de aulas e projetos na matriz curricular da instituição;
- Projeto Integral: diz respeito ao acolhimento dos estudantes em jornada complementar, com atividades diversificadas e planejamento específico, porém não há ampliação da matriz curricular. É uma opção para as famílias que necessitam manter seus filhos sob cuidados de outras pessoas por mais tempo e optam por qualificar esse tempo com o apoio da escola;
- Educação Integral: busca uma formação holística, ou seja, desenvolvimento humano global – competências, habilidades, atitudes, valores e espiritualidade. Acrescentamos aqui a dimensão da espiritualidade, pois acreditamos que esta faz parte da formação verdadeiramente integral.
Após essa breve distinção, nosso foco de diálogo está no conceito 3 – Educação Integral, proposta da Congregação das Filhas de Jesus, desde a sua fundação, há mais de 150 anos, e explicitada nas Constituições e nas cartas de Santa Cândida, em suas próprias palavras “de la entera persona”.
Como instituição confessional, católica, qualificamos a educação pautada em valores e espiritualidade cristãs. O documento Nosso Modo Próprio de Educar traz: “Por educação integral cristã, entendemos um processo orientado ao desenvolvimento da personalidade em todas as suas dimensões, em que cada educando chegue a adquirir uma visão cristã do mundo e da vida. Essa aquisição deve fazer-se mediante a assimilação crítica e sistemática da cultura, em harmonia com a fé. E deve capacitar a pessoa a melhor comprometer-se com a história de seu tempo.” (NMPE-31)
Acrescentamos também a esse conceito de educação integral a dimensão da espiritualidade cristã, que se revela na capacidade de diálogo e cuidado consigo mesmo e com o outro, trazendo sentido e a completude divina, em tudo que é humano, nos dando capacidade de contemplar, de nos encantar, de nos assombrar, ver tudo com alegria, gratidão, pertencimento e comprometimento, também nas palavras de Santa Cândida “tudo para a maior glória de Deus e o bem do próximo”.
A Educação Integral vai além dos limites da sala de aula, reconhecendo que o aprendizado não se restringe apenas aos livros e conteúdos acadêmicos. É preciso aprender conceitos, procedimentos, atitudes e, para ser completa, a educação na fé. Para proporcionar um desenvolvimento integral, a escola deve oferecer um ambiente enriquecido e diversificado, onde os alunos possam explorar suas habilidades, talentos e interesses pessoais, além de aprender a ser e a conviver. Uma das estratégias para alcançar esse objetivo é por meio de atividades extracurriculares, que complementam o currículo tradicional e proporcionam aos alunos experiências enriquecedoras. Essas atividades vão desde práticas esportivas e culturais até projetos de voluntariado e arte, estimulando habilidades sociais, criatividade, liderança e trabalho em equipe.
A BNCC – Base Nacional Comum Curricular apresenta dez competências gerais que são fundamentais para o desenvolvimento integral dos estudantes: conhecimento; pensamento científico, crítico e criativo; repertório cultural; comunicação; cultura digital; trabalho e projeto de vida; argumentação; autoconhecimento e autocuidado; empatia e cooperação e responsabilidade e cidadania. Cada uma das competências tem o objetivo de estimular ações que contribuam “para a transformação da sociedade tornando-a mais humana, socialmente justa e, também, voltada para a preservação da natureza(…).”
Mais uma vez, a Rede Filhas de Jesus segue confirmando uma educação à frente de seu tempo, pois esses apontamentos da BNCC referendam nossa missão, valores e visão: “Ser referência de Instituição cristã de educação integral e inovadora que atua na construção de uma sociedade humana, justa, solidária e inclusiva, formando pessoas abertas à vida, comprometidas com valores éticos e com a natureza ecologicamente sustentável.”
Sabemos que temos muito a crescer, mas esta é também uma busca e necessidade humana: aprender ao longo da vida. E a instituição é feita de pessoas: alunos, educadores, famílias e toda a comunidade onde se insere. Então, estamos sempre nos aprimorando, aprendendo coisas novas e essenciais, caminhando de mãos dadas para a construção dessa sociedade que queremos, através de uma educação das pessoas em sua integralidade. Caminhemos juntos!
Por Cássia Lara
Gestora Educacional da Rede Filhas de Jesus
Pedagoga, Psicopedagoga, licenciada em História. MBA em Liderança e Gestão Educacional. Especialista em Gestão de Escolas, em Neuroeducação, em Teologia com ênfase no Ensino Religioso e em Metodologias Ativas e Prática Pedagógica.
LEIA TAMBÉM: