Filhas de Jesus e Jesuítas celebram 10 anos de parceria

Projeto Acolher e Proteger completa uma década com 5 mil atendimentos em BH

 

As Filhas de Jesus e o Serviço Jesuítas de Migrantes e Refugiados (SJMR) celebraram os 10 anos de parceria do projeto Acolher e Proteger. O encontro comemorativo aconteceu no dia 25 de novembro, na Casa Santíssima Trindade, e contou com a participação da Provincial Brasil-Caribe das Filhas de Jesus, Irmã Sonia Maria Soares da Rocha, da ecônoma no Brasil das Filhas de Jesus, irmã Maria José Alves Machado, e do Diretor Nacional do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados, Padre Agnaldo Pereira de Oliveira Júnior. Além de membros do escritório do SJMR e do Centro de Serviços Compartilhados das Filhas de Jesus.

O projeto acolhe migrantes e refugiados de diversos países em várias cidades do Brasil. Em Belo Horizonte, nesses 10 anos de trabalho conjunto, mais de 5 mil migrantes foram atendidos.
Padre Agnaldo Pereira de Oliveira Júnior, diretor nacional do SJMR, iniciou a comemoração fazendo memória do projeto. “Passamos essa manhã fazendo memória e agradecidos por esses 10 anos. É muito rico estarmos assentados nessa roda, as duas congregações, celebrando essa parceria”, declarou.

 

 

A provincial das Filhas de Jesus, irmã Sonia Maria Soares da Rocha, falou sobre o olhar atento da congregação para o problema da mobilidade humana. “Quero agradecer a oportunidade de sermos parceiros, colaboradores, proporcionando para tantos e tantas esses benefícios. Iniciamos essa parceria, há 10 anos, com o desejo de que as nossas junioras fossem voluntárias nesse projeto. Essa nossa parceria nasce, em primeiro lugar, do nosso compromisso como cristãs. Não podemos deixar de trazer presente a sensibilidade da Madre Cândida que já nos suscitava:- Tudo para a maior glória de Deus e o bem do próximo. Nossa fundadora trazia a sensibilidade aos mais necessitados, onde não tivesse lugar para os pobres não havia lugar para ela. Essa intenção, essa inspiração e esse desejo da Madre Cândida são cumpridos neste projeto. A mobilidade humana tem nos ocupado na Congregação, porque cada pessoa pertence à humanidade e temos um compromisso com a humanidade. O drama da mobilidade humana deve nos colocar em saída para responder ao grito urgente dos migrantes e refugiados. É um trabalho em colaboração”.

 

 

“Estamos aqui como um pequeno grão, colaborando nesse trabalho tão bonito. Sigo o projeto de perto, através do que me chega. Sinto esse chamado de atenção à migração no mundo. Sozinhos não temos condições, mas em parcerias e com outros, nossas pernas esticam e chegamos lá”, completou a irmã Maria José Alves Machado, ecônoma das Filhas de Jesus no Brasil.

 

 

A assessora das Filhas de Jesus e assistente social, Maria José Brant, falou sobre a intercessão de convicções que o projeto apresenta entre as duas congregações. “Nós estamos no lugar certo, na hora certa e fazendo a coisa certa. Completar 10 anos nos dá sinais de vitalidade. As Filhas de Jesus têm uma convicção na área social. É uma parceria movida pela convicção, é uma forma de continuidade da vocação religiosa no tempo e no espaço atuais. Ser uma presença potente na necessidade atual da humanidade. Não é uma parceria só de repasse de recursos, é uma parceria de comunhão de convicção”.

 

 

Por Renata Dantas

 

Leia mais em nosso blog!

Mais Posts

Projeto Esperançar: Educadores do Colégio Imaculada Conceição-Leopoldina participaram de um momento formativo

Os educadores do Colégio Imaculada Conceição-Leopoldina participaram da formação continuada do projeto Esperançar, dinamizado por Aleluia Heringer, no último dia 9 de novembro. A sustentabilidade foi um dos temas centrais discutidos, destacando a necessidade de respeitar e preservar o meio ambiente, assegurando que as futuras gerações possam usufruir dos recursos naturais de forma responsável. Vem

Reunião de Conselho de Assuntos Econômicos – Nível Geral

O CAE, Conselho Geral de Assuntos Econômicos, reuniu-se de 14 a 18 de outubro de 2024, na Casa da Cúria – Roma, para realizar estudos sobre questões importantes no âmbito econômico da Congregação, avaliar e fazer considerações sobre a situação econômica e financeira a partir da Memória Econômica do Sexênio rumo à #CGXIX.    

17 de outubro | Dia da Canonização de Santa Cândida Maria de Jesus

Dia 17 de outubro é uma data muito especial para a Congregação das Filhas de Jesus. Celebramos os 14 anos da canonização de nossa fundadora, Santa Cândida Maria de Jesus. Santa Cândida foi canonizada em 17 de outubro de 2010, pelo papa Bento XVI. Através deste reconhecimento de santidade, destaca-se a importância de seu carisma