A promessa reiterada a Moisés no Sinai (Ex 3,17) é, enfim, realizada com Josué. Israel toma posse da terra, instaura uma monarquia, constrói um templo, e se faz depositário da salvação do Messias esperado.
Sofrem invasões, o povo é deportado e aí, surgem os profetas alimentando a esperança da volta à Terra Prometida, mas também de um Reino.
Qual a relação desse Reino escatológico com a história e a meta-história? Como entender a proposta judaico-cristã do Reino de Deus, central na pregação de Jesus e coração de seu Evangelho social?
A resposta está implicada no modo de relação entre imanência e transcendência. Não são poucos os cristãos, ainda hoje, que professam uma fé sem incidência social. Nem o Papa Francisco escapa à crítica, ao defender os movimentos populares por “terra, teto, trabalho” uma causa do Evangelho e uma tarefa também da Igreja.
Jesus não só anuncia o Reino, como também o torna presente. Em sua pregação, três são as características principais do Reino Deus:
a) O Reino é Boa notícia de luz e vida, é uma semente, um tesouro, uma pérola; em resumo, ele é plenitude para o ser humano, o desabrochar total prometido àqueles que viverem segundo as bem-aventuranças (Mt 5), aqui e agora;
b) ainda que tenhamos que trabalhar para construí-lo (Cl 4,11), não podemos edifica-lo com nossas próprias forças, pois ele é dom, do qual Deus tem sempre a iniciativa;
c) O Reino de Deus é realidade coletiva. Ainda que a conversão pessoal seja a porta de entrada, ele tem uma dimensão comunitária.
A fé cristã é mais do que novo modo de ver ou de pensar. É, antes de tudo, novo modo de agir. O cristianismo é uma vivência, um comportamento, uma ética, um compromisso de conversão pessoal e de transformação da sociedade segundo o Evangelho do Reino de Deus.
Para que a evangelização não se reduza a um “verniz superficial”, precisa abarcar, simultaneamente, conversão do coração das pessoas e das estruturas. (EN36)
Clique aqui e acesse o texto preparatório na íntegra!
Gostou deste conteúdo?
Leia também:
REFLEXÕES MÊS DA BÍBLIA – 1 A 8 DE SETEMBRO