Carta imaginária para Madre Cândida

Maio de 2022

Nossa muito amada Cândida Maria de Jesus,

A puríssima Virgem nos cubra com seu manto.

Perdoa-nos por ter demorado tanto tempo para responder a tantas cartas recebidas e lidas no calor da história.

Sim, você pode não acreditar, mas suas cartas são um bem muito precioso de cada pessoa que conheceu você, sem nunca ter lhe olhado nos olhos.

31 de maio, data do seu nascimento nos idos de 1845, está se aproximando e nos preparamos para uma jornada de reminiscências e de afetos.

Por aqui a mesma correria de sempre… Deus quer que trabalhemos sem descanso, pois antes de concluir um desafio, já nos proporciona outro.

A novidade que temos para lhe contar é que a Congregação das Filhas de Jesus, inspiração divina que coube a você realizar, segue cheia de propósitos, se nutrindo de tantos ensinamentos perpetuados.

Seguimos, e digo isto num potente plural, o compromisso original de promover a EDUCAÇÂO NA FÉ, pois as Filhas de Jesus nunca estiveram e não estão sozinhas.

Pode acreditar na força que se renova com cada religiosa vocacionada, mas também com toda força de colaboradores, missionários, voluntários, parceiros que se irmanam nas ações da Congregação das Filhas de Jesus, desdobradas em diferentes contextos, nesses 150 anos de existência.

Mas é com pesar que digo que o mundo anda doente, pandêmico, em guerra, desafiando os valores evangélicos e exigindo que sejamos competentes artífices da fraternidade, da paz e da justiça social.

Vamos seguindo em caminhada, dando cada passo, às vezes cansados e desesperançados, mas muito mais cheios de fé e de conversão, contentíssimos, cumprindo a divina vontade.

Estamos unidos às Filhas de Jesus para ouvir a voz de Deus na turbulência da atualidade.

Seguimos unidos feitos uma “família Madre Cândida” no Brasil e no mundo para celebrar seu nascimento e seu legado.

Que possa ser um momento de humildade e caridade, fervor e oração, numa mistura de silêncio e alegria.

Sinta a força do nosso abraço.

Há braços!

Assinado: Alguém desde o Brasil

Mas podia ser direto da Espanha, da Itália, da Argentina, de Cuba, de Taiwan, das Filipinas, ou qualquer outro lugar neste pequeno mundo

Por Maria José Brant (Deka)
Assistente Social, Analista de Políticas Públicas na Prefeitura de BH/MG,
Mestra em Gestão Social. 

 

Leia também:

Nosso Modo Próprio de Educar e a Educação Católica

Mais Posts

Projeto Esperançar: Educadores do Colégio Imaculada Conceição-Leopoldina participaram de um momento formativo

Os educadores do Colégio Imaculada Conceição-Leopoldina participaram da formação continuada do projeto Esperançar, dinamizado por Aleluia Heringer, no último dia 9 de novembro. A sustentabilidade foi um dos temas centrais discutidos, destacando a necessidade de respeitar e preservar o meio ambiente, assegurando que as futuras gerações possam usufruir dos recursos naturais de forma responsável. Vem

Reunião de Conselho de Assuntos Econômicos – Nível Geral

O CAE, Conselho Geral de Assuntos Econômicos, reuniu-se de 14 a 18 de outubro de 2024, na Casa da Cúria – Roma, para realizar estudos sobre questões importantes no âmbito econômico da Congregação, avaliar e fazer considerações sobre a situação econômica e financeira a partir da Memória Econômica do Sexênio rumo à #CGXIX.    

17 de outubro | Dia da Canonização de Santa Cândida Maria de Jesus

Dia 17 de outubro é uma data muito especial para a Congregação das Filhas de Jesus. Celebramos os 14 anos da canonização de nossa fundadora, Santa Cândida Maria de Jesus. Santa Cândida foi canonizada em 17 de outubro de 2010, pelo papa Bento XVI. Através deste reconhecimento de santidade, destaca-se a importância de seu carisma