PROJETO REIBA (Rede de Educação Intercultural Bilíngue Amazônica) com a presença das Filhas de Jesus

“É muito bonito ver a inter-relação de países, pessoas, lugares, congregações, outras organizações nacionais e continentais… Todos os sinais de que devemos ir, mas o fazemos na companhia de outros, que a intercongregacionalidade e a interculturalidade são um sinal e, as vezes, isso é muito necessário. Por isso, não fica nos sonhos, mas se reflete na realidade”. FI

 

 

As Filhas de Jesus, Yomaris e Kenya, já em seu local de missão, deram início ao programa REIBA (Rede de Educação Intercultural Bilíngue Amazônica) com a colaboração de muitos voluntários para desenvolverem a formação e a capacitação de povos indígenas por meio da educação bilíngue na Amazônia.

O principal objetivo do projeto é fortalecer e capacitar os povos indígenas com uma educação de qualidade com o apoio de educadores voluntários.

Os voluntários da REIBA são leigos e religiosos. Dentre eles estão voluntários locais, nacionais e internacionais que têm entre 24 e 60 anos. No projeto, há especialistas em ensino, teologia, engenharia, psicologia, comunicação, biologia e meio ambiente.

A Rede de Educação Intercultural Bilíngue Amazônica, anteriormente na REPAM (Rede Eclesial Pan-Amazônica) e agora na CEAMA (Conferência Eclesial Amazônica), recebe grande apoio da CLAR (Conferência Latino-Americana de Religiosos) e da CRB (Conferência de Religiosos do Brasil). As conferências trabalham em sete países amazônicos: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Venezuela. São 23 congregações e institutos de vida consagrada envolvidos.

 

 

“É muito bonito ver a inter-relação de países, pessoas, lugares, congregações, outras organizações nacionais e continentais… Todos os sinais de que devemos ir, mas o fazemos na companhia de outros, que a intercongregacionalidade e a interculturalidade são um sinal e, as vezes, isso é muito necessário e por isso não fica nos sonhos, mas se reflete na realidade”.

Agradecemos a Yomaris e Kenya por estarem presentes e por nos enviarem notícias.

 

Fonte: Notícia retirada do portal internacional: www.hijasdejesus.org

Mais Posts

Projeto Esperançar: Educadores do Colégio Imaculada Conceição-Leopoldina participaram de um momento formativo

Os educadores do Colégio Imaculada Conceição-Leopoldina participaram da formação continuada do projeto Esperançar, dinamizado por Aleluia Heringer, no último dia 9 de novembro. A sustentabilidade foi um dos temas centrais discutidos, destacando a necessidade de respeitar e preservar o meio ambiente, assegurando que as futuras gerações possam usufruir dos recursos naturais de forma responsável. Vem

Reunião de Conselho de Assuntos Econômicos – Nível Geral

O CAE, Conselho Geral de Assuntos Econômicos, reuniu-se de 14 a 18 de outubro de 2024, na Casa da Cúria – Roma, para realizar estudos sobre questões importantes no âmbito econômico da Congregação, avaliar e fazer considerações sobre a situação econômica e financeira a partir da Memória Econômica do Sexênio rumo à #CGXIX.    

17 de outubro | Dia da Canonização de Santa Cândida Maria de Jesus

Dia 17 de outubro é uma data muito especial para a Congregação das Filhas de Jesus. Celebramos os 14 anos da canonização de nossa fundadora, Santa Cândida Maria de Jesus. Santa Cândida foi canonizada em 17 de outubro de 2010, pelo papa Bento XVI. Através deste reconhecimento de santidade, destaca-se a importância de seu carisma