6 de janeiro – Dia de Reis

Celebramos a Epifania, do grego, “manifestação”. No Ocidente, recordamos a visita dos Magos, assim o Senhor “se manifesta” aos pagãos, portanto, ao mundo. Nas Igrejas orientais, esta solenidade sublinha a «manifestação» trinitária durante o Baptismo de Jesus no Jordão.

Se no centro do dia de Natal está o nascimento do Menino, na Epifania destaca-se que este Menino pobre e fraco é o Messias, a manifestação de Deus ao mundo, o Senhor.

A Epifania não só manifesta Jesus, o Filho de Deus, mas revela corações, mostrando que o Salvador pode ser acolhido (como os pastores e os Magos fizeram) e também rejeitado (Herodes). Em cada um de nós existe uma parte que é como os Magos e outra que é como Herodes: há uma parte de nós que está sempre pronta a partir, a conhecer e a compreender, a crescer e a melhorar, a melhorar; mas também há um Herodes que está sempre pronto para destruir esperanças e sonhos. Alguns Reis Magos que nos ensinam que a vida é uma jornada que pede para ser vivida como Jesus, e um Herodes que nos engana e nos lisonjeia dizendo que o sucesso e o poder são as únicas coisas que contam. (Fonte: Vatican News)

Com a Epifania cumpre-se a profecia de Isaías que a liturgia escolhe como primeira leitura: «Levanta-te, brilha, porque a tua luz vem» (Is 60,1), como se dissesse: não fecha, não desanime, não fique prisioneiro de suas convicções, não desmoralize, reaja, olhe para cima! Como os Reis Magos, olhe para as estrelas e você encontrará “a estrela” Jesus.

Feliz Solenidade da Epifania!

Texto retirado do site: www.hijasdejesus.org

Mais Posts

Projeto Esperançar: Educadores do Colégio Imaculada Conceição-Leopoldina participaram de um momento formativo

Os educadores do Colégio Imaculada Conceição-Leopoldina participaram da formação continuada do projeto Esperançar, dinamizado por Aleluia Heringer, no último dia 9 de novembro. A sustentabilidade foi um dos temas centrais discutidos, destacando a necessidade de respeitar e preservar o meio ambiente, assegurando que as futuras gerações possam usufruir dos recursos naturais de forma responsável. Vem

Reunião de Conselho de Assuntos Econômicos – Nível Geral

O CAE, Conselho Geral de Assuntos Econômicos, reuniu-se de 14 a 18 de outubro de 2024, na Casa da Cúria – Roma, para realizar estudos sobre questões importantes no âmbito econômico da Congregação, avaliar e fazer considerações sobre a situação econômica e financeira a partir da Memória Econômica do Sexênio rumo à #CGXIX.    

17 de outubro | Dia da Canonização de Santa Cândida Maria de Jesus

Dia 17 de outubro é uma data muito especial para a Congregação das Filhas de Jesus. Celebramos os 14 anos da canonização de nossa fundadora, Santa Cândida Maria de Jesus. Santa Cândida foi canonizada em 17 de outubro de 2010, pelo papa Bento XVI. Através deste reconhecimento de santidade, destaca-se a importância de seu carisma