No Brasil, as Filhas de Jesus comemoraram com uma linda e intimista celebração eucarística.
No dia 8 de dezembro de 1871, há 150 anos, Cândida Maria de Jesus iniciava a fundação da Congregação das Filhas de Jesus com outras cinco jovens dedicada à educação cristã, em Salamanca/Espanha.
Madre Cândida, mulher simples, com pouca instrução e recursos materiais, fundou a Congregação sob o visível amparo e luz da Virgem Imaculada. Nesse dia, Madre Cândida e suas companheiras iniciavam um lindo caminho de seguimento a Jesus.
Assim, em 1879, a imagem da Imaculada estava no altar, irradiando amor e devoção no Colégio Imaculada de Salamanca. Essa imagem testemunhou os problemas que a Fundadora teve de enfrentar e resolver. Ouviu as preces e confidências de Santa Cândida que, diante dela, escreveu as Constituições da Congregação das Filhas de Jesus. Nos escritos de Santa Cândida se lê: “Amem muito a esta Virgem. Ela nos tirou de tantos apertos!…”.
No ano de 1911, Santa Cândida enviou seis Filhas de Jesus para o Brasil, concretizando seu ideal missionário. A primeira expedição de seis religiosas missionárias Filhas de Jesus partiu para o Brasil, rumo à cidade de Pirenópolis, Goiás. E Madre Cândida, desejando que a Virgem Imaculada as acompanhasse na nova empreitada, enviou a imagem da Imaculada ao Brasil, para que ela pudesse seguir sendo, em terras brasileiras, a “Estrela Guia dos caminhos da Congregação”.
Desde então, muitas mudanças ocorreram. As Filhas de Jesus se espalharam pelo mundo e, atualmente, estão presentes em 17 países na missão comum de “educar evangelizando e evangelizar educando”.
Ano Jubilar
O Ano Jubilar teve início no dia 8 de dezembro de 2020. Na ocasião da abertura do ano jubilar, a Superiora Geral das Filhas de Jesus, Graciela Francovig, apresentou o lema do ano: “Um carisma vivo, um caminho compartilhado” e acrescentou “queremos oferecer uma nova face do carisma: na Casa Comum, na nossa missão, com os migrantes e refugiados, na pastoral com os jovens (…) Reconhecer e agradecer à herança carismática que compartilhamos hoje com todos nós que fazemos parte da Família Mãe Cândida”.
No último ano, a Congregação promoveu uma sequência de encontros carismáticos que reuniu toda a família Madre Cândida espalhada pelo mundo inteiro, mesmo que a distância. De forma on-line, irmãs, leigos e educadores compartilharam experiências, partilhas e muita comunhão.
A Celebração
Neste dia 8 de dezembro de 2021, a Congregação das Filhas de Jesus comemorou 150 anos de vida.
No Brasil, a Congregação realizou uma celebração eucarística na Casa Santíssima Trindade/Belo Horizonte. O evento que foi realizado com toda a segurança e protocolo de saúde que o momento exige, reuniu aproximadamente 200 pessoas. Dentre elas, irmãs, educadores, leigos, missionários e religiosos que fazem parte dessa história.
A celebração contou ainda com a participação do Coral Tourdion, composto por ex-alunos da Obra Social São José Operário/BH, que encantou a todos.
A celebração eucarística também foi transmitida de forma on-line, em tempo real, para toda a família Madre Cândida espalhada pelo mundo inteiro.
A Superiora Provincial da Província Brasil-Caribe das Filhas de Jesus, Sônia Maria Soares da Rocha, FI iniciou o momento celebrativo de encerramento do Ano Jubilar com uma mensagem de agradecimento a toda família Madre Cândida, dispersa no mundo onde a missão se faz presente.
“Celebrar essa história é motivo de gratidão e alegria. Gratidão pela fidelidade de Deus à missão que lhe confiou a Madre Cândida e a nós. Alegria por caminharmos juntos e compartilhar o mesmo carisma”, disse Sônia Maria Soares da Rocha, FI.
Ir. Sônia lembrou o que disse Pe. Herranz a Cândida Maria de Jesus e às suas cinco companheiras em momentos antes da primeira expedição: “Este é um benefício tão singular que Deus lhes fez que nunca saberão agradecer suficientemente. Vocês foram chamadas para serem alicerces da Congregação Filhas de Jesus, que hoje mesmo com este ato, começa a existir na Igreja sob o amparo e divina proteção da Virgem Imaculada, cuja festa celebramos hoje”.
A missa foi presidida por Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo de Belo Horizonte. Durante a homilia, o Arcebispo Dom Walmor, parabenizou as Filhas de Jesus pelo testemunho e pela coragem em seguir essa linda trajetória, iniciada por Santa Cândida.
Relembrou que a história dos 150 anos da Congregação Filhas de Jesus se cruza com o centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte e, ressaltou a importância da presença das Filhas de Jesus durante esses anos: “Por isso nos alegramos e damos graças a Deus pelo testemunho dessas mulheres de ouro da Congregação Filhas de Jesus”.
O Arcebispo de Belo Horizonte relembrou ainda os descompassos que nosso país está vivendo e a importância de acolher as dificuldades dos nossos irmãos mais necessitados, neste momento tão difícil: “amar e servir”, destacou Dom Walmor.
“O carisma bonito que Deus inspirou para o nascimento da Congregação Filhas de Jesus é um carisma que ajuda neste caminho com força educativa e alegria de sedução. E que deus lhes dê, queridíssimas Irmãs e a toda Congregação, a graça de continuar por outros 150 anos segurando essa chama para iluminar o caminho da igreja e, ajudar o mundo a se convencer de que, é preciso viver para amar e servir sempre”, finalizou o Arcebispo de Belo Horizonte.
A celebração contou com a participação das Filhas de Jesus e de leigos que estão espalhados pelo Brasil, vivenciando o carisma de Santa Cândida em unidades educativas e comunidades, através de lindos testemunhos de vida.
Agradecemos a todos que fizeram e fazem parte da trajetória da Congregação Filhas de Jesus e que também estiveram presentes e participaram desse momento especial.
Que a família Madre Cândida possa continuar vivenciando o carisma iniciado por Cândida Maria de Jesus e compartilhando o dom de amar e servir ao próximo, através da educação cristã.
Por Simone Rezende
Confira algumas fotos desse momento!
Perdeu a celebração em ação de graças pelos 150 anos da Congregação Filhas de Jesus? Confira agora mesmo a transmissão na íntegra desse lindo momento!
Leia também:
8 DE DEZEMBRO: DIA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E 150 ANOS DAS FILHAS DE JESUS