Higienização das mãos
Higienizar as mãos é uma prática simples e necessária. Na infância, as mães sempre alertam os filhos sobre lavar as mãos, principalmente antes das refeições.
Neste tempo de pandemia, diante da necessidade de cuidarmos uns dos outros, ela se tornou fundamental. É uma medida importante e reconhecida há muitos anos na prevenção e controle das infecções.
Atualmente, é uma das principais estratégias de prevenção da COVID-19 lavar as mãos com água e sabão para se proteger. Durante o dia, tocamos em diversas superfícies contaminadas, muitas vezes sem perceber. A mão, quente e úmida, é um ambiente favorável para o desenvolvimento e proliferação do vírus e a levamos aos olhos e à boca constantemente. Lavar as mãos ou higienizar com álcool é a orientação que se repete sistematicamente no nosso dia a dia.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem divulgado globalmente a campanha de higienização das mãos e, no Colégio Imaculada Conceição, Rede Filhas de Jesus, estamos constantemente incentivando e sensibilizando nossos educandos e educadores da Educação Infantil ao Ensino Médio sobre a necessidade desta prática.
Orientamos, também, sobre a maneira correta de lavar as mãos e sobre a segurança que esse ato nos oferece, inclusive, colocando cartazes motivacionais nos corredores e banheiros. Colocamos, também, dispensers de álcool em todos os locais da escola e, além disso, os educadores, posicionados em diversos ambientes, borrifam álcool nas mãos dos alunos ao ingressarem, durante o tempo em que estão no ambiente escolar e, especialmente, antes e depois do lanche.
Enfatizamos a importância do uso de máscara, a manutenção do distanciamento social e a higienização das mãos, mesmo após a imunização com as vacinas.
Desejamos manter os Protocolos de Higiene para garantir a segurança e o bem-estar de todos.