Dia Mundial do Meio Ambiente: preservar para não faltar

Saiba como despertar para pequenas atitudes que se transformam em grandes ações.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado no dia 5 de junho, como forma de reforçar a importância da conscientização e da preservação dos recursos naturais, junto à população.

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em 1972. Nessa Conferência, se estabeleceram princípios de orientações à política ambiental em todo o mundo.

De lá para cá, a data vem sendo relembrada a cada ano com discussões mundiais e reflexões importantes sobre o tema.

Cuidado com a nossa casa comum

A cada ano, a preservação do meio ambiente tem gerado preocupações, sobretudo nas ações negativas do homem, que tem gerado impactos destrutivos no planeta terra.

Papa Francisco, chama a atenção para o cuidado com a Terra, nossa casa comum, em sua Carta Encíclica Laudato Si, publicada em 2015. Ele relembra que o nosso planeta é rodeado de riquezas naturais, uma riqueza divina que deve ser preservada com a conscientização e a inteligência da população.

Através dessa Encíclica, Papa Francisco faz um chamado urgente para a conversão ecológica a cada indivíduo, por meio de ações individuais que se transformam em ações coletivas e que contribuem, de alguma forma, para evitar a extinção de todos os seres vivos. Por fim, salienta para que cada um assuma a sua responsabilidade como guardião do meio ambiente.

A Rede Filhas de Jesus produziu uma cartilha com os principais pontos da Encíclica Laudato Si e com muitas dicas de ações para colocar em prática. Acesse.

Já em 2019, o Papa Francisco publicou a Exortação apostólica pós-sinodal “Querida Amazônia”. Nesse documento, ele reforça o envolvimento do mundo inteiro com o objetivo de despertar por uma terra que também é “nossa”, conscientizando para uma “ecologia integral”.

De acordo com a Exortação, a ecologia integral envolve um aspecto educativo, que inclui novos hábitos nas pessoas, até mesmo para muitos habitantes da Amazônia. Com o passar dos anos, alguns costumes foram enraizados nas cidades e viraram costumes próprios deles, como o consumismo e a cultura de descarte. Por isso, existe a preocupação em estimular e conscientizar a ecologia integral para um estilo de vida mais sustentável, respeitoso e fraterno. A Rede Filhas de Jesus publicou um resumo deste documento que pode ser acessado aqui.

O despertar para as ações concretas

O cuidado com o meio ambiente, nossa casa comum é uma conscientização de “dentro para fora”. Pensar que pequenas atitudes se transformam em grandes ações, faz toda a diferença para a preservação do Planeta Terra.
Saiba como você pode contribuir para a redução de resíduos no planeta com algumas atitudes que podem ser aplicadas através dos 5 Rs:

  • Repensar
    A consciência da ecologia integral é o ponto de partida para a mudança de ações em relação ao meio ambiente.
  • Recusar
    Identifique se o que você está adquirindo realmente é necessário ou se trata de um consumismo desenfreado. Consumir sem consciência provoca o excessivo descarte de lixo no planeta.
  • Reduzir
    Saiba utilizar os recursos naturais de forma consciente, evitando o desperdício do uso exagerado.
  • Reutilizar
    Reutilize alguns objetos que seriam descartados de imediato. Fique atento às embalagens que podem ser reaproveitadas e dê novo sentido a elas.
  • Reciclar
    Observar para a quantidade de lixo que é produzido, já é um elemento importante. Ter o cuidado de fazer o descarte correto do lixo reciclável ajuda e muito na redução da quantidade de resíduos em aterros sanitários.

Por Simone Rezende

Leia também:

SEMANA LAUDATO SI´ – PLANETA TERRA: CUIDANDO DA NOSSA CASA COMUM

Cartilha: PLANETA TERRA: CUIDANDO DA NOSSA CASA COMUM

EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL: “QUERIDA AMAZÔNIA”

Mais Posts

Projeto Esperançar: Educadores do Colégio Imaculada Conceição-Leopoldina participaram de um momento formativo

Os educadores do Colégio Imaculada Conceição-Leopoldina participaram da formação continuada do projeto Esperançar, dinamizado por Aleluia Heringer, no último dia 9 de novembro. A sustentabilidade foi um dos temas centrais discutidos, destacando a necessidade de respeitar e preservar o meio ambiente, assegurando que as futuras gerações possam usufruir dos recursos naturais de forma responsável. Vem

Reunião de Conselho de Assuntos Econômicos – Nível Geral

O CAE, Conselho Geral de Assuntos Econômicos, reuniu-se de 14 a 18 de outubro de 2024, na Casa da Cúria – Roma, para realizar estudos sobre questões importantes no âmbito econômico da Congregação, avaliar e fazer considerações sobre a situação econômica e financeira a partir da Memória Econômica do Sexênio rumo à #CGXIX.    

17 de outubro | Dia da Canonização de Santa Cândida Maria de Jesus

Dia 17 de outubro é uma data muito especial para a Congregação das Filhas de Jesus. Celebramos os 14 anos da canonização de nossa fundadora, Santa Cândida Maria de Jesus. Santa Cândida foi canonizada em 17 de outubro de 2010, pelo papa Bento XVI. Através deste reconhecimento de santidade, destaca-se a importância de seu carisma