A Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2021 tem como tema “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor”

O  lema escolhido da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2021 é o trecho da carta de Paulo aos Efésios: “Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade”. (Ef 2, 14ª)

 

A Campanha da Fraternidade, inicia oficialmente a partir de hoje, 17 de fevereiro, quarta-feira de cinzas. A Campanha é realizada anualmente no período da quaresma.

Neste ano, a Campanha da Fraternidade é ecumênica e traz o tema: “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor” e como lema: “Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade.” (Ef 2,14ª) Esta é a quinta vez que acontece a Campanha da Fraternidade Ecumênica.

O objetivo da Campanha

Durante a apresentação da Campanha de 2021, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), destaca que o objetivo geral deste ano é “convidar as comunidades de fé e pessoas de boa vontade para pensar, avaliar e identificar caminhos para superar as polarizações e as violências através do diálogo amoroso testemunhando a unidade na diversidade”. 

É importante lembrar que durante o ano pandêmico de 2020, Papa Francisco por diversas vezes se pronunciou sobre a importância da união entre os povos, independentemente de suas origens. “Pensar no nós e cancelar por um período o eu, colocá-lo entre parênteses. Ou nos salvamos todos com o nós ou não se salva ninguém”, destacou Papa Francisco na época em que falava sobre a vacinação, como uma forma de enfrentar a grave crise sanitária em razão da COVID-19. 

Na mesma oportunidade, Papa Francisco fez uma reflexão importante sobre o tema escolhido para a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021, ressaltando a importância do diálogo:“Este é o desafio: fazer-me próximo ao outro, próximo à situação, próximo aos problemas, fazer-me próximo às pessoas”. Inimiga da proximidade é “a cultura da indiferença?”. Fala-se de um “saudável desinteresse pelos problemas, mas o desinteresse não é saudável. A cultura da indiferença destrói, porque me afasta”.

Vale lembrar que Papa Francisco lançou no dia 4 de outubro de 2020, dia de São Francisco de Assis, a encíclica: “Fratelli Tutti”, a partir do acolhimento de numerosas cartas e documentos com reflexões que recebeu de diversas pessoas e grupos do mundo inteiro. Um documento que expressa a necessidade de um mundo “aberto”, da escuta, da partilha  e do diálogo universal. Reflexões que vão de encontro com a proposta da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2021.

O histórico de Campanhas da Fraternidade Ecumênicas

A primeira Campanha Ecumênica aconteceu no ano de 2000. Na época, o tema abordado foi: “Dignidade humana e paz” e o lema: “Novo milênio sem exclusões”. Já no ano de 2005, aconteceu a segunda Campanha que trouxe como reflexão o tema: “Solidariedade e Paz” e o tema: “Felizes os que promovem a paz”.

A terceira Campanha da Fraternidade Ecumênica foi em 2010 e abordou sobre o tema:  “Economia e Vida”, a partir do lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”.

A quarta Campanha foi em 2016 e propôs e a reflexão sobre o tema: “Casa comum, nossa responsabilidade” e o lema: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”. 

A comissão da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2021 é composta por representantes das igrejas membro do Conic, da qual a CNBB participa, a Igreja Betesda, como igreja observadora, e o Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e à Educação Popular (Ceseep), como membro fraterno. 

O Conic é constituído pelas Igrejas Católica Apostólica Romana (ICAR), Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), Presbiteriana Unida (IPU), a Sirian Ortodoxa de Antioquia (ISOA) e a Aliança de Batistas do Brasil.

Por Simone Rezende

Saiba mais: 

QUARESMA: CURIOSIDADES E RIQUEZAS

INÍCIO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 2020

Mais Posts

Campanha de Matrículas da Rede Filhas de Jesus 2025

Nossas escolas estão de portas abertas para receber quem deseja conhecer um pouco mais sobre o Nosso Modo Próprio de Educar. Contamos com uma equipe de educadores acolhedores, dedicados e conscientes do seu compromisso na formação integral de crianças e adolescentes. Da educação infantil ao ensino médio, a Rede Filhas de Jesus possui uma proposta

Madre Vicenta Guilarte Alonso

Em 6 de julho celebramos o dia da Madre Vicenta Guilarte Alonso. A agora venerável Filha de Jesus, chegou ao Brasil em 1911 e serviu à Congregação na cidade de Leopoldina-MG. Na lista de irmãs escolhidas para a primeira expedição ao Brasil, Vicenta foi nomeada a quarta. Ela era bem conhecida e apreciada por todos. Madre

Cantar Orando 1- Filhas de Jesus realizam retiro com Salmos

Nos dias 10 a 13 de Fevereiro, as Filhas de Jesus realizaram, na Casa Santíssima Trindade, o retiro  CANTAR ORANDO – SALMOS. O retiro teve como conteúdo o Princípio e Fundamento dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola. A experiência contou com oração individual, em grupo e, após esses momentos, os salmos foram rezados