Filhas de Jesus completam 150 anos – Família Madre Cândida está em festa!

“Quero convocar e convidar a viver o ano de graça que nos é oferecido: a celebração dos 150 anos de vida da Congregação das Filhas de Jesus, que se iniciará no próximo 8 de dezembro e terminará em 8 de dezembro de 2021”. Irmã Graciela Francovig.

 Com estas palavras a Superiora- Geral das Filhas de Jesus, Graciela Francovig, convocou toda família Filhas de Jesus para as comemorações dos 150 anos da Congregação, que terão início no próximo dia 8 de dezembro, data em que também se comemora o Dia da Imaculada Conceição.

A Superiora-Geral, de origem argentina, disse que, “durante este ano jubilar, sob o lema – Um carisma vivo, um caminho compartilhado-, “queremos oferecer uma nova face do carisma: na Casa Comum, na nossa missão, com os migrantes e refugiados, na pastoral com os jovens (…) Reconhecer e agradecer à herança carismática que compartilhamos hoje com todos nós que fazemos parte da Família Mãe Cândida”.

História

As Filhas de Jesus foram fundadas em Salamanca em 8 de dezembro de 1871 por Cândida Maria de Jesus, nascida em Andoain (Guipúzcoa-Espanha) em 31 de maio de 1845. Com pouco cultura e escassos meios materiais Cândida inicia essa obra em Salamanca, uma das cidades universitárias mais importantes do século XIX, com cinco companheiras e o única confiança de que “Deus o quer”.

A exclusão das mulheres e das classes economicamente fracas dos campos da a educação moveu Madre Cândida a iniciar este caminho. E, muito em breve, o que começou em Salamanca, estende-se por toda a geografia espanhola.

Em 3 de outubro de 1911, as primeiras Filhas de Jesus partiram para o Brasil, onde hoje estão presentes com 8 unidades educativas.

Madre Cândida morreu em Salamanca em 9 de agosto de 1912. A igreja a beatificou em 12 de maio de 1996 e Bento XVI a proclama santa em 17 de outubro de 2010. Neste ano de 2020, celebramos os 10 anos de canonização de Madre Cândida.

O carisma que recebemos continua a se projetar 150 anos depois, na educação formal e informal, com acompanhamento aos mais desfavorecidos, refugiados, migrantes, na evangelização e catequese, nos exercícios espirituais, em dezessete países.

Celebrações de abertura do Ano Jubilar

O bispo de Salamanca, Dom Carlos López, presidirá, no dia 8 de dezembro às 14 horas (horário de Brasília), a Eucaristia que inicia este Ano Jubilar, precisamente na Capela do Colégio Mayor Montellano, onde faleceu a fundadora, Cândida Maria de Jesus. Essa Eucaristia, transmitida no canal YouTube da Congregação vem precedida, no dia 7 de dezembro, de uma vigília de oração também pelo canal do YouTube da Congregação.

Vigília com os Jovens (transmissão direto de Madrid)

7 de dezembro (segunda-feira) – 17h (horário de Brasília)

Transmissão pelo Youtube : Hijas de Jesús en el mundo

Celebração Eucarística (transmissão direto de Salamanca)

8 de dezembro (terça-feira) – 14h (horário de Brasília)

Transmissão pelo Youtube : Hijas de Jesús en el mundo

 

Por: Renata Dantas

Mais Posts

Projeto Esperançar: Educadores do Colégio Imaculada Conceição-Leopoldina participaram de um momento formativo

Os educadores do Colégio Imaculada Conceição-Leopoldina participaram da formação continuada do projeto Esperançar, dinamizado por Aleluia Heringer, no último dia 9 de novembro. A sustentabilidade foi um dos temas centrais discutidos, destacando a necessidade de respeitar e preservar o meio ambiente, assegurando que as futuras gerações possam usufruir dos recursos naturais de forma responsável. Vem

Reunião de Conselho de Assuntos Econômicos – Nível Geral

O CAE, Conselho Geral de Assuntos Econômicos, reuniu-se de 14 a 18 de outubro de 2024, na Casa da Cúria – Roma, para realizar estudos sobre questões importantes no âmbito econômico da Congregação, avaliar e fazer considerações sobre a situação econômica e financeira a partir da Memória Econômica do Sexênio rumo à #CGXIX.    

17 de outubro | Dia da Canonização de Santa Cândida Maria de Jesus

Dia 17 de outubro é uma data muito especial para a Congregação das Filhas de Jesus. Celebramos os 14 anos da canonização de nossa fundadora, Santa Cândida Maria de Jesus. Santa Cândida foi canonizada em 17 de outubro de 2010, pelo papa Bento XVI. Através deste reconhecimento de santidade, destaca-se a importância de seu carisma