Educadores e colaboradores iniciaram a capacitação que terá duração de uma semana.
A Rede Filhas de Jesus iniciou ontem (22/06) o terceiro módulo da Formação EaD para seus colaboradores e educadores. O módulo trata, especialmente, sobre os Cuidados com a Criança da Primeira Infância.
Ministrado pelo Comitê Pedagógico da Rede Filhas de Jesus, sob a coordenação da diretora da Obra Social São José Operário, Cássia Lara Neves de Araújo, o módulo abordará temas como importância da primeira infância, cuidados, saúde infantil, dentre outros. Mais de 200 educadores de todas as unidades da Rede Filhas de Jesus participaram da abertura do Módulo.
A irmã Maria José Alves Machado, FI, responsável pelo Escritório Central da Rede Filhas de Jesus no Brasil, deu boas-vindas aos participantes da capacitação.
“Quanta alegria poder estar aqui na abertura desse terceiro módulo. Quero agradecer a confiança depositada na equipe, na nossa Rede, e desejar que vocês tenham uma boa convivência, um bom aprendizado. Rubem Alves dizia que “a sociedade que não cuida de suas crianças, não merece um futuro feliz”. Como queremos um futuro feliz e as nossas crianças são colocadas nas nossas mãos para que cuidemos dessa fase, onde tudo se registra e se condensa, que vocês possam aproveitar bastante e cuidar das nossas crianças. Vem aí um novo modo de viver, de agir e de estar no mundo que abraçaremos com muita fé e esperança. Estaremos acompanhando desde o Escritório Central, com muita alegria e esperança”.
Na sequência, a palavra foi passada ao coordenador da Equipe de Gestão Estratégica e Animação Carismática da Rede Filhas de Jesus, Wanderley Gomes dos Santos.
“Temos aqui mais de 230 pessoas num mesmo ambiente digital, isso representa uma vantagem, mas também um desafio. Nós, educadores, não estamos prontos nunca, temos sempre que buscar um conhecimento a mais. O bom educador não se dá por satisfeito, está sempre em busca, ressignificando e se renovando. Programamos, com a colaboração do Comitê Pedagógico, esse módulo de cuidados específicos de primeira infância, porque esse será um grande desafio no retorno, sobretudo, com as crianças menores. Desejo que todos possam tirar proveito e que, a partir do que a gente ouve e troca na sala virtual, levar informações para as unidades e fortalecer ainda mais esse espaço de aprendizagem”.
A coordenadora do Comitê Pedagógico, Cássia Lara Neves de Araújo, fez uma pequena apresentação do curso para iniciar a capacitação.
“Por que falar sobre a primeira infância? Nesse cenário que inesperadamente acometeu o mundo, o cuidado com as crianças vem com uma preocupação maior. A Rede Nacional da Primeira Infância traz como pauta de debate para nós a atenção e o cuidado com essas crianças, do nascimento até 6 anos de idade. É preciso falar sobre Políticas Públicas de Atenção às Crianças, cuidados que vão além da família. Estabelecer o que é responsabilidade de cada setor e de cada esfera”.
Cássia repetiu ainda uma pequena oração do Papa que refletia que “ toda criança marginalizada, toda criança abusada, toda criança abandonada, sem escola e sem atendimento médico é um grito que se eleva a Deus “.
Por: Renata Dantas
Leia também:
Rede Filhas de Jesus inicia o segundo módulo da Formação EaD para colaboradores e educadores
Rede Filhas de Jesus capacita seus educadores com Formação EaD