
“Que a Virgem Puríssima nos cubra com seu manto”
Santa Cândida
Maio começa com o Dia Internacional dos Trabalhadores e das Trabalhadoras. A memória do Trabalho nos remete a uma oração contextualizada. Daí pensarmos também na figura de São José, patrono dos trabalhadores. Nossa primeira mensagem de reconhecimento e agradecimento solidário foi dirigido a todos os colaboradores e familiares de nossa comunidade educativa, que juntamente com os nossos amigos, manifestaram nossa devoção a Maria, rezando o terço em preparação a este mês rico em simbologias e datas especiais.
Neste mês, é tradição rezar o Terço em casa, com a família; dimensão esta – a doméstica –, que as restrições da pandemia nos forçaram a valorizar, inclusive do ponto de vista espiritual. Por isso, pensamos em propor a todos a redescobrir a beleza de rezar o Terço em casa.
No dia 13 de maio, em que a Igreja celebra a memória litúrgica de Nossa Senhora de Fátima, tivemos o privilégio de ouvir o Papa Francisco, na introdução de sua celebração diária, nos exortar:
“Rezemos hoje pelos estudantes, os jovens que estudam, e os professores que devem encontrar novas modalidades para seguir adiante no ensino: que o Senhor os ajude neste caminho, lhes dê coragem e também sucesso adiante neste tempo de pandemia.”
Atentos à sua palavra sempre precisa e mobilizadora, a Equipe de Pastoral da Obra São José Operário, em comunhão com as todas as Pastorais da Rede FI, realizou o Terço Luminoso, evento tradicional do São José Operário, que constava no calendário como um dos momentos que mais tocam a Comunidade Educativa neste mês maravilhoso. Desta vez, em caráter de isolamento social, não poderíamos nos reunir presencialmente, o que nos levou a nos reinventar, utilizando de maneira inédita as mídias disponíveis para contemplarmos os mistérios da luz. A convite do Colégio Imaculada de Campinas e atentos aos pedidos do Papa Francisco celebramos os cinco anos da Carta Encíclica Louvado Seja – “ Laudato Si “ – sobre o cuidado da Casa Comum. ”Louvado seja meu Senhor!”Um forte convite para que todos nós possamos cuidar melhor de nossa Casa Comum, a Terra. São Francisco de Assis em seu canto recordava que a nossa casa comum pode ser comparada ora uma irmã, ora uma boa mãe.
Para a celebração do aniversário de nascimento de Santa Cândida, dia 31 de maio, nós da Equipe de Pastoral preparamos um Tríduo para ser rezado por toda comunidade da Obra Social São José Operário, sugerindo o tema: “Quem deu o desejo, te dará o poder e a graça.” ( Santa Cândida).
Na noite do dia 28 de maio, o coordenador de Pastoral José Carlos Talim participou do “Bate papo” Santa Madre Cândida com Ir. Vera e Ir. Patrícia, relembrando o trajeto de Joana Josefa até sua inspiração, missão e caminho da Santidade. As irmãs relataram sua inspiração pessoal através da proximidade que tiveram com a espiritualidade e missão da Congregação e tudo aquilo que as impulsionou a fazer a opção pela trilha de Santa Cândida.
Na manhã de Pentecostes, 31 de maio, a comunidade do Rio de Janeiro nos proporcionou um momento de encontro profundo com a espiritualidade inaciana na vida da Congregação; foi possível sentir entre nós a vinda do Espírito Santo. O Espírito nos soprou sua luz para celebrarmos três momentos importantes: Maria, Santa Cândida e Pentecostes. Celebrar com toda comunidade da Rede a Natividade de Santa Cândida Maria de Jesus, por meio das tecnologias, nos uniu em comunhão para restaurar as nossas vidas. Renovamos, assim, nosso ânimo para seguir nossa caminhada.
O Espírito de Deus foi dado a todos nós.
Viva!!!!