COLETA SELETIVA E RECICLAGEM DO LIXO
A coleta seletiva de lixo é um fator importante na preservação do meio ambiente. Além de diminuir a poluição de solos e rios, essa prática é fonte de renda para milhões de pessoas. O lixo descartado incorretamente pode se acumular em locais impróprios, virando focos de larvas e mosquitos e de outros vetores de doenças.
O vento e a chuva podem transportar o descarte para mares e rios. O lixo plástico pode entrar para a cadeia alimentar de animais. Nas grandes cidades, baterias, pilhas e objetos eletrônicos, quando descartados incorretamente, poluem o solo, a água e, às vezes, até mesmo o ar, de maneira significativa.
A coleta seletiva exige que os descartes sejam separados em úmidos, secos, recicláveis e orgânicos. Os recicláveis são: o alumínio, o papel, o papelão e alguns tipos de plástico, como as garrafas Pet, entre outros. Praticar a coleta seletiva é um dos pilares do consumo sustentável. No entanto, antes de fazer a separação do seu lixo é preciso pensar nos 3 Rs.
- Reduzir o lixo
- Reaproveitar tudo o que for possível e
- Reciclar o que puder.
CONSUMO SUSTENTÁVEL
Consumo sustentável é aquele praticado de forma responsável e consciente. Ele está diretamente relacionado com o impacto que os estilos de vida e hábitos têm sobre o meio ambiente e, talvez, seja o item mais importante no cuidado com nossa casa comum, uma vez que ele abrange todos os demais itens, como a economia de água, de energia e o descarte de lixo.
Mas engana-se quem pensa que consumo sustentável está apenas relacionado a comprar menos, o consumo sustentável é aquele que envolve a escolha de produtos que utilizam menos recursos naturais em sua produção, que são fonte de emprego decente aos que os produzem e que serão facilmente reaproveitados ou reciclados.
O consumo sustentável acontece quando nossas escolhas de compra são conscientes, responsáveis e com a compreensão de que terão consequências ambientais e sociais. Antes de comprar qualquer produto, é sempre bom pensar:
- Qual a matéria prima desse produto?
- Quem são as pessoas que o produzem?
- Eu realmente preciso disso?
- Esse produto polui o meio ambiente?
- Esse produto é durável, ou eu logo jogarei fora?
O consumo sustentável é uma questão de atitude, que leva em consideração a aquisição, o uso e o descarte.
Fonte: Cartilha – Planeta Terra: Cuidando da nossa casa comum publicada no Portal da Rede Filhas de Jesus, no dia 18 de maio de 2020.
Leia mais conteúdos em nossa página de matérias especiais