Semana de Conscientização e Preservação ao Meio Ambiente | Coleta seletiva e os pilares de um consumo sustentável

COLETA SELETIVA E RECICLAGEM DO LIXO

A coleta seletiva de lixo é um fator importante na preservação do meio ambiente. Além de diminuir a poluição de solos e rios, essa prática é fonte de renda para milhões de pessoas. O lixo descartado incorretamente pode se acumular em locais  impróprios, virando focos de larvas e mosquitos e de outros vetores de doenças.

O vento e a chuva podem transportar o descarte para mares e rios. O lixo plástico pode entrar para a cadeia alimentar de animais. Nas grandes cidades, baterias, pilhas e objetos eletrônicos, quando descartados incorretamente, poluem o solo, a água e, às vezes, até mesmo o ar, de maneira significativa.

A coleta seletiva exige que os descartes sejam separados em úmidos, secos, recicláveis e orgânicos. Os recicláveis são: o alumínio, o papel, o papelão e alguns tipos de plástico, como as garrafas Pet, entre outros. Praticar a coleta seletiva é um dos pilares do consumo sustentável. No entanto, antes de fazer a separação do seu lixo é preciso pensar nos 3 Rs.

  • Reduzir o lixo
  • Reaproveitar tudo o que for possível e
  • Reciclar o que puder.

CONSUMO SUSTENTÁVEL

Consumo sustentável é aquele praticado de forma responsável e consciente. Ele está diretamente relacionado com o impacto que os estilos de vida e hábitos têm sobre o meio ambiente e, talvez, seja o item mais importante no cuidado com nossa casa comum, uma vez que ele abrange todos os demais itens, como a economia de água, de energia e o descarte de lixo.

Mas engana-se quem pensa que consumo sustentável está apenas relacionado a comprar menos, o consumo sustentável é aquele que envolve a escolha de produtos que utilizam menos recursos naturais em sua produção, que são fonte de emprego decente aos que os produzem e que serão facilmente reaproveitados ou reciclados.

O consumo sustentável acontece quando nossas escolhas de compra são conscientes, responsáveis e com a compreensão de que terão consequências ambientais e sociais. Antes de comprar qualquer produto, é sempre bom pensar:

  1. Qual a matéria prima desse produto?
  2. Quem são as pessoas que o produzem?
  3. Eu realmente preciso disso?
  4. Esse produto polui o meio ambiente?
  5. Esse produto é durável, ou eu logo jogarei fora?

O consumo sustentável é uma questão de atitude, que leva em consideração a aquisição, o uso e o descarte.

Fonte: Cartilha – Planeta Terra: Cuidando da nossa casa comum publicada no Portal da Rede Filhas de Jesus, no dia 18 de maio de 2020.

Leia mais conteúdos em nossa página de matérias especiais

Mais Posts

Projeto Esperançar: Educadores do Colégio Imaculada Conceição-Leopoldina participaram de um momento formativo

Os educadores do Colégio Imaculada Conceição-Leopoldina participaram da formação continuada do projeto Esperançar, dinamizado por Aleluia Heringer, no último dia 9 de novembro. A sustentabilidade foi um dos temas centrais discutidos, destacando a necessidade de respeitar e preservar o meio ambiente, assegurando que as futuras gerações possam usufruir dos recursos naturais de forma responsável. Vem

Reunião de Conselho de Assuntos Econômicos – Nível Geral

O CAE, Conselho Geral de Assuntos Econômicos, reuniu-se de 14 a 18 de outubro de 2024, na Casa da Cúria – Roma, para realizar estudos sobre questões importantes no âmbito econômico da Congregação, avaliar e fazer considerações sobre a situação econômica e financeira a partir da Memória Econômica do Sexênio rumo à #CGXIX.    

17 de outubro | Dia da Canonização de Santa Cândida Maria de Jesus

Dia 17 de outubro é uma data muito especial para a Congregação das Filhas de Jesus. Celebramos os 14 anos da canonização de nossa fundadora, Santa Cândida Maria de Jesus. Santa Cândida foi canonizada em 17 de outubro de 2010, pelo papa Bento XVI. Através deste reconhecimento de santidade, destaca-se a importância de seu carisma