Rede Filhas de Jesus capacita seus educadores com Formação EaD

O período de isolamento está sendo aproveitado para capacitar a equipe nas áreas de tecnologia de ensino, cuidados com a educação infantil, técnicas de higienização e sanitização, dentre outras.

Teve início, nesta semana, os cursos do Plano de Formação EaD da Rede Filhas de Jesus. Com o intuito de oferecer treinamento e capacitação para os educadores e colaboradores, a Rede Filhas de Jesus não ficou parada e resolveu aproveitar o tempo de isolamento social para aprimorar ainda mais sua equipe.

Pensando na nova realidade que tomou conta da vida de todos, a Rede elaborou um plano de ensino a distância, com capacitação em algumas das áreas mais relevantes para o enfrentamento do período de isolamento e para o pós-pandemia.

educadora participa de formação continuada EAD
Marina Lovo, Orientadora Educacional do IEIC, assistindo ao vivo a abertura da Formação.

O primeiro curso oferecido é o de ferramentas e tecnologias do Google para o ensino digital. Durante nove dias, os educadores da Rede farão uma imersão nas plataformas de ensino e nas ferramentas do Google para oferecerem uma educação cada vez mais aprimorada e em conexão com as principais novidades da área.

Mesmo sem uma data específica de retorno das atividades presenciais, a Rede Filhas de Jesus se adiantou e já está pensando nos cuidados necessários para quando esse momento chegar. Entre os cursos oferecidos aos colaboradores, está o de sanitização, higienização e limpeza dos ambientes. Uma capacitação adequada e de qualidade para uma futura recepção segura de alunos e familiares.

 

professor EAD
Fernando Ramos, tutor do Módulo 1, se preparando para iniciar as aulas.

Mas os cursos não param por aí, uma das preocupações da Rede é com o cuidado com os alunos da educação infantil. Para isso, foi elaborado um treinamento específico de desenvolvimento e cuidados da criança na primeira infância.
Com o carisma de Santa Cândida a guiar a educação de valores da Rede, os colaboradores receberão também uma formação específica sobre o Carisma Educativo das Filhas de Jesus. Ou seja, uma sequência completa de Formação EaD aos que estão impossibilitados de desempenhar suas funções presenciais.

Para a equipe que organizou o projeto, o intuito maior da iniciativa é dar continuidade à educação de qualidade que as unidades da Rede oferecem às famílias.

“ A educação de qualidade que oferecemos às famílias requer de todos os membros da comunidade educativa uma constante capacitação. Nesse tempo de pandemia deparamo-nos com enormes desafios em toda a nossa estrutura. Diante desse cenário de desafios, queremos oferecer respostas de contribuição efetiva às novas demandas que vão surgindo em diferentes frentes em que estamos inseridos: ensino remoto, limpeza, higienização, sanitização e domínio de ferramentas digitais e cuidados específicos às crianças de primeira infância. ”

Abertura dos cursos

 

Mais de 200 pessoas participaram da abertura

A abertura do Plano de Formação foi transmitida ao vivo, pela internet, para mais de 200 pessoas. A Superiora Provincial do Governo Brasil- Caribe, irmã Dayse Agretti, FI, acompanhou a abertura dos trabalhos.

“Com muita alegria eu acolho a cada um de vocês nessa grande comunidade virtual que começa a caminhar nessa tarde. Quero agradecer e parabenizar as equipes e as pessoas que organizaram esse projeto. Continuamos nossa formação, mesmo nesse momento de grandes e complexos desafios. Desejo a todos muito ânimo e que desfrutem desse encontro que a tecnologia nos possibilita. ”

Quem também acompanhou a inauguração dos cursos foi a responsável pelo Escritório Central da Rede Filhas de Jesus no Brasil, irmã Maria José Alves Machado, FI.

“Eu fico encantada ao ver como a pandemia nos faz extrair o melhor de nós, em criatividade, para colocar em uma sala de aula virtual mais de 200 pessoas. Para quem não é nascido na era digital, como eu, é uma grande realização. Vemos que estamos utilizando um meio que há 20 anos não seria possível, graças a inteligência humana e ao dom de Deus em cada um. Isso só é possível porque há um esforço conjunto de pessoas que vão tornando possível essa realidade. A caminhada é conjunta. Alegro-me muito com essa iniciativa”.

O coordenador da Equipe de Gestão Estratégica e Animação Carismática, Wanderley Gomes dos Santos, falou sobre a importância desse momento.

“Cândida Maria nos une agora num formato diferente, que nos traz dificuldades, mas também muitas possibilidades. A partir da nossa essência, que é educativa, somos uma família que se encontra por um objetivo, a educação integral e evangelizadora. Temos uma circunstância que não é favorável, mas a nossa essência há de sobrepor à circunstância. Vamos ter problemas, mas vamos superando. O educador não desanima, entende o problema como uma situação a ser superada. ”

 

Após as palavras, o coordenador do Comitê de Tecnologias e Comunicação, Carlos Eduardo Cardozo, deu as primeiras orientações sobre o funcionamento da Formação aos colaboradores e passou a palavra aos tutores do primeiro módulo, os professores Fernando Ramos (IEIC-Mogi Mirim) e Vitor Leandro de Sousa (Stella Maris- Rio de Janeiro).

A formação completa tem a duração de cinco semanas e é oferecida 100% a distância. Até o fechamento dessa matéria, mais de 350 educadores já estavam inscritos.

Por: Renata Dantas

Gostou dessa matéria? Leia mais em Matérias Especiais 

Leia também:

EDUCAÇÃO DE VALORES E COM QUALIDADE PELO NOSSO MODO PRÓPRIO DE EDUCAR

Mais Posts

Projeto Esperançar: Educadores do Colégio Imaculada Conceição-Leopoldina participaram de um momento formativo

Os educadores do Colégio Imaculada Conceição-Leopoldina participaram da formação continuada do projeto Esperançar, dinamizado por Aleluia Heringer, no último dia 9 de novembro. A sustentabilidade foi um dos temas centrais discutidos, destacando a necessidade de respeitar e preservar o meio ambiente, assegurando que as futuras gerações possam usufruir dos recursos naturais de forma responsável. Vem

Reunião de Conselho de Assuntos Econômicos – Nível Geral

O CAE, Conselho Geral de Assuntos Econômicos, reuniu-se de 14 a 18 de outubro de 2024, na Casa da Cúria – Roma, para realizar estudos sobre questões importantes no âmbito econômico da Congregação, avaliar e fazer considerações sobre a situação econômica e financeira a partir da Memória Econômica do Sexênio rumo à #CGXIX.    

17 de outubro | Dia da Canonização de Santa Cândida Maria de Jesus

Dia 17 de outubro é uma data muito especial para a Congregação das Filhas de Jesus. Celebramos os 14 anos da canonização de nossa fundadora, Santa Cândida Maria de Jesus. Santa Cândida foi canonizada em 17 de outubro de 2010, pelo papa Bento XVI. Através deste reconhecimento de santidade, destaca-se a importância de seu carisma