O período de isolamento está sendo aproveitado para capacitar a equipe nas áreas de tecnologia de ensino, cuidados com a educação infantil, técnicas de higienização e sanitização, dentre outras.
Teve início, nesta semana, os cursos do Plano de Formação EaD da Rede Filhas de Jesus. Com o intuito de oferecer treinamento e capacitação para os educadores e colaboradores, a Rede Filhas de Jesus não ficou parada e resolveu aproveitar o tempo de isolamento social para aprimorar ainda mais sua equipe.
Pensando na nova realidade que tomou conta da vida de todos, a Rede elaborou um plano de ensino a distância, com capacitação em algumas das áreas mais relevantes para o enfrentamento do período de isolamento e para o pós-pandemia.

O primeiro curso oferecido é o de ferramentas e tecnologias do Google para o ensino digital. Durante nove dias, os educadores da Rede farão uma imersão nas plataformas de ensino e nas ferramentas do Google para oferecerem uma educação cada vez mais aprimorada e em conexão com as principais novidades da área.
Mesmo sem uma data específica de retorno das atividades presenciais, a Rede Filhas de Jesus se adiantou e já está pensando nos cuidados necessários para quando esse momento chegar. Entre os cursos oferecidos aos colaboradores, está o de sanitização, higienização e limpeza dos ambientes. Uma capacitação adequada e de qualidade para uma futura recepção segura de alunos e familiares.

Mas os cursos não param por aí, uma das preocupações da Rede é com o cuidado com os alunos da educação infantil. Para isso, foi elaborado um treinamento específico de desenvolvimento e cuidados da criança na primeira infância.
Com o carisma de Santa Cândida a guiar a educação de valores da Rede, os colaboradores receberão também uma formação específica sobre o Carisma Educativo das Filhas de Jesus. Ou seja, uma sequência completa de Formação EaD aos que estão impossibilitados de desempenhar suas funções presenciais.
Para a equipe que organizou o projeto, o intuito maior da iniciativa é dar continuidade à educação de qualidade que as unidades da Rede oferecem às famílias.
“ A educação de qualidade que oferecemos às famílias requer de todos os membros da comunidade educativa uma constante capacitação. Nesse tempo de pandemia deparamo-nos com enormes desafios em toda a nossa estrutura. Diante desse cenário de desafios, queremos oferecer respostas de contribuição efetiva às novas demandas que vão surgindo em diferentes frentes em que estamos inseridos: ensino remoto, limpeza, higienização, sanitização e domínio de ferramentas digitais e cuidados específicos às crianças de primeira infância. ”
Abertura dos cursos

A abertura do Plano de Formação foi transmitida ao vivo, pela internet, para mais de 200 pessoas. A Superiora Provincial do Governo Brasil- Caribe, irmã Dayse Agretti, FI, acompanhou a abertura dos trabalhos.
“Com muita alegria eu acolho a cada um de vocês nessa grande comunidade virtual que começa a caminhar nessa tarde. Quero agradecer e parabenizar as equipes e as pessoas que organizaram esse projeto. Continuamos nossa formação, mesmo nesse momento de grandes e complexos desafios. Desejo a todos muito ânimo e que desfrutem desse encontro que a tecnologia nos possibilita. ”
Quem também acompanhou a inauguração dos cursos foi a responsável pelo Escritório Central da Rede Filhas de Jesus no Brasil, irmã Maria José Alves Machado, FI.
“Eu fico encantada ao ver como a pandemia nos faz extrair o melhor de nós, em criatividade, para colocar em uma sala de aula virtual mais de 200 pessoas. Para quem não é nascido na era digital, como eu, é uma grande realização. Vemos que estamos utilizando um meio que há 20 anos não seria possível, graças a inteligência humana e ao dom de Deus em cada um. Isso só é possível porque há um esforço conjunto de pessoas que vão tornando possível essa realidade. A caminhada é conjunta. Alegro-me muito com essa iniciativa”.
O coordenador da Equipe de Gestão Estratégica e Animação Carismática, Wanderley Gomes dos Santos, falou sobre a importância desse momento.
“Cândida Maria nos une agora num formato diferente, que nos traz dificuldades, mas também muitas possibilidades. A partir da nossa essência, que é educativa, somos uma família que se encontra por um objetivo, a educação integral e evangelizadora. Temos uma circunstância que não é favorável, mas a nossa essência há de sobrepor à circunstância. Vamos ter problemas, mas vamos superando. O educador não desanima, entende o problema como uma situação a ser superada. ”
Após as palavras, o coordenador do Comitê de Tecnologias e Comunicação, Carlos Eduardo Cardozo, deu as primeiras orientações sobre o funcionamento da Formação aos colaboradores e passou a palavra aos tutores do primeiro módulo, os professores Fernando Ramos (IEIC-Mogi Mirim) e Vitor Leandro de Sousa (Stella Maris- Rio de Janeiro).
A formação completa tem a duração de cinco semanas e é oferecida 100% a distância. Até o fechamento dessa matéria, mais de 350 educadores já estavam inscritos.
Por: Renata Dantas
Gostou dessa matéria? Leia mais em Matérias Especiais
Leia também:
EDUCAÇÃO DE VALORES E COM QUALIDADE PELO NOSSO MODO PRÓPRIO DE EDUCAR