O que fazer para diminuir o estresse e a ansiedade em momentos de incertezas e dificuldades

Dicas importantes de como ressignificar esses sentimentos diante dos desafios que a vida nos impõe.

 

Os dias já não são muito corridos. No entardecer da noite, o silêncio chega a ser ensurdecedor. Os agitos do trânsito da cidade, deram lugar a ruas tranquilas e praticamente vazias. A rotina movimentada que era considerada por muitos como estressante, se transformou no desejo de muitas pessoas estarem ali.

A ansiedade que permeia a vida das pessoas com a realização de múltiplas tarefas no dia a dia, também pode aumentar durante esse momento de dificuldade e distanciamento social. Tudo isso, porque a ansiedade é considerada um estado emocional frente a um futuro incerto e perigoso no qual um indivíduo se sente impotente e indefeso, de acordo com a definição no dicionário.

Segundo especialistas, o medo e o nervosismo temporário do desconhecido e em meio às situações desafiadoras do cotidiano, podem ocasionar o estado de ansiedade e, posteriormente, chegar ao nível de estresse.

Por um breve segundo, a impressão que fica é que o mundo “congelou”, a partir do exato minuto de que algumas medidas especiais precisaram ser tomadas para a preservação da vida. Mas é preciso viver o momento presente e ressignificar as inseguranças, perante os desafios da vida.

Sabemos que foi preciso “dar um tempo” nos encontros presenciais, nas atividades que já faziam parte da rotina de milhares de pessoas e nos agitos dos compromissos sociais. A rota foi necessária ser reinventada e ainda está sendo.

A maioria das empresas precisaram fazer adaptações para um novo formato de trabalho, o home office. As reuniões passaram a ser realizadas por videoconferências, as ligações estão sendo substituídas por mensagens de áudio e de texto.

Os encontros familiares precisaram ser adiados por um período, o velho e bom almoço de domingo na casa dos avós estão sendo lembrados com muitas saudades, até que a rotina se restabeleça.

Um novo sentido nas relações

A sensação que dá é que as relações de afeto entre as pessoas nunca fizeram tanto sentido às nossas vidas, como nesse momento. Ficou aquele gostinho de “quero mais” de receber um abraço, um aperto de mão. O contato olho no olho, um sorriso sincero e uma palavra carinhosa nunca foram tão valorizadas.

Fato é que as relações não mudaram e muito menos foram “canceladas”. Elas continuam existindo e são mais reais do que nunca. O que mudou foi a forma de se relacionar. Estamos redescobrindo a cada dia, alternativas para passar por esse momento atípico e inesperado.

Nesse contexto, a palavra “ressignificar” nunca esteve tanto em alta nesses últimos dias. Muito tem se falado sobre a preocupação com o aumento do estresse e da ansiedade frente ao medo e ao confinamento. De acordo com a psicologia, ressignificar nada mais é do que enxergar um novo sentido para alguma situação ou alguma coisa, já realizada.

Encantar com as belezas e com as alegrias do mundo pode até ser fácil, pois é algo que não nos tira da zona de conforto. Mas quando se faz necessário encontrar caminhos para se encantar novamente com as coisas do mundo, a partir de situações desafiadoras que a vida nos impõe frente ao desconhecido, nos deparamos com a ansiedade e o estresse.

Viver o momento presente

Que o distanciamento social é uma medida preventiva necessária para o bem-estar de toda a população já não é novidade para mais ninguém. Mas a postura que vamos adotar diante dessas situações desconfortáveis é o que vai fazer a diferença para a nossa saúde mental.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), publicou algumas orientações para ajudar no controle do estresse e da ansiedade durante esse cenário em que ainda não sabemos quando a rotina, de fato, voltará ao normal. Confira as dicas!

Tenha controle no acesso a informações sobre a pandemia
As informações sobre os dados e a evolução dos casos da doença estão disponíveis nos telejornais e portais de notícias o dia todo. Por isso, tenha um controle no acesso às informações disponíveis. Consulte veículos de confiança para evitar as fake news e, de preferência, separe um tempo específico para assistir ou ler sobre o panorama da situação atual.

Seja solidário
Tenha empatia com as pessoas que precisam de uma atenção ainda maior por serem do grupo de risco. Se ofereça para ajudar com ações que estiverem a seu alcance, como por exemplo, se oferecer para fazer compras no supermercado ou ir à padaria.

Pare e se escute
Pratique o auto cuidado, faça atividades que te deixam felizes e com a saúde mental em dia. Dedique um tempo para você.

Espalhe histórias positivas
Não veja a situação somente pelo lado negativo. Procure observar o aprendizado positivo que essa situação pode trazer.

E por falar em aprendizados positivos, aproveite esse momento para estar em paz com você mesma, para se cuidar, para descobrir uma nova habilidade, se abrir a novas oportunidades, resgatar os valores em família que estavam adormecidos, se reaproximar de pessoas que ama e o mais importante: a valorizar os bons momentos vividos.

O aprendizado que será absorvido com esse momento de incerteza e dificuldade é o que fará a diferença na trajetória para continuar seguindo com coragem, afinal de contas, para ter coragem é preciso agir com o coração.

Por Simone Rezende

Leia mais conteúdos em matérias especiais

Leia também:

SAIBA COMO LIDAR COM O MEDO DAS CRIANÇAS EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS

REDE FILHAS DE JESUS APOSTA EM ATENDIMENTO PSICOLÓGICO A DISTÂNCIA PARA ATENDER COLABORADORES EM QUARENTENA

Mais Posts

Projeto Esperançar: Educadores do Colégio Imaculada Conceição-Leopoldina participaram de um momento formativo

Os educadores do Colégio Imaculada Conceição-Leopoldina participaram da formação continuada do projeto Esperançar, dinamizado por Aleluia Heringer, no último dia 9 de novembro. A sustentabilidade foi um dos temas centrais discutidos, destacando a necessidade de respeitar e preservar o meio ambiente, assegurando que as futuras gerações possam usufruir dos recursos naturais de forma responsável. Vem

Reunião de Conselho de Assuntos Econômicos – Nível Geral

O CAE, Conselho Geral de Assuntos Econômicos, reuniu-se de 14 a 18 de outubro de 2024, na Casa da Cúria – Roma, para realizar estudos sobre questões importantes no âmbito econômico da Congregação, avaliar e fazer considerações sobre a situação econômica e financeira a partir da Memória Econômica do Sexênio rumo à #CGXIX.    

17 de outubro | Dia da Canonização de Santa Cândida Maria de Jesus

Dia 17 de outubro é uma data muito especial para a Congregação das Filhas de Jesus. Celebramos os 14 anos da canonização de nossa fundadora, Santa Cândida Maria de Jesus. Santa Cândida foi canonizada em 17 de outubro de 2010, pelo papa Bento XVI. Através deste reconhecimento de santidade, destaca-se a importância de seu carisma