Rede Filhas de Jesus aposta em apoio psicológico a distância para atender colaboradores em quarentena

Após mais de duas semanas em quarentena, a saúde mental e emocional dos professores e colaboradores passou a ser um dos pontos de atenção para a Rede Filhas de Jesus. A ansiedade e o estresse, quase sempre inevitáveis em momentos como o que o país está passando, pode afetar o emocional das pessoas, preocupação que aumenta quando se trata de profissionais que têm como ocupação cuidar e educar crianças e adolescentes.

Grande parte dos alunos em isolamento social tem recebido o apoio da escola, mesmo à distância. São aulas online, exercícios, dicas de atividades, livros e filmes. Conversas virtuais e apoio pedagógico. Essas iniciativas têm ajudado os pais a manterem a rotina das crianças e a passarem a sensação de segurança e tranquilidade de que tudo ficará bem.

Para Carla Correa, mãe da Laura, que é aluna do 4º ano no CIC-BH, o papel dos professores é muito importante nesse momento.

“Vemos as escolas se desdobrando para fazer o melhor. Promovendo o envio de atividades, sugestões de estudos e até mesmo as aulas online. Fortalecendo as relações entre alunos e professores e, principalmente, mostrando o quão é necessário esse contato e essa rotina para seguirmos nos preservando em prol da vida, da solidariedade e, principalmente, da continuidade dos nossos propósitos na busca de conhecimento e estudo”, disse ela.

Mas como manter o equilíbrio mental e emocional desses profissionais que tiveram de se reinventar e inovar as formas de ensino em tão pouco tempo? Professores, profissionais de tecnologia, pedagogos, assistentes sociais, diretores, auxiliares e vários outros colaboradores que, além de aprenderem novas formas de trabalhar e ensinar, também são pais, mães e filhos em isolamento.

Pensando nisso, a Rede Filhas de Jesus, que possui unidades escolares nas cidades de Belo Horizonte (Colégio Imaculada Conceição), Leopoldina (Colégio Imaculada Conceição), Campinas (Instituto Educacional Imaculada), Mogi Mirim (Instituto Educacional Imaculada Conceição) e Bragança Paulista (Instituto Educacional Coração de Jesus); além das obras sociais em Belo Horizonte (SJO), Montes Claros (OSNSF) e Rio de Janeiro (Stella Maris), passou a oferecer apoio psicológico aos colaboradores e professores.

A Rede, em parceria com a Espaço Crescerh, destinou um número de telefone, para chamadas ou WhatsApp, exclusivamente para esse atendimento. Através desse contato, o educador pode agendar um horário e conversar com um psicólogo, quantas vezes achar necessário.

Para o psicólogo e consultor de RH, Rodrigo Sávio, responsável pelo projeto de atendimento psicológico da Rede Filhas de Jesus, o tempo de isolamento pede cuidados especiais.

“O isolamento pode desencadear emoções e conflitos que a rotina do dia a dia não permite que floresçam em nós. A falta de contato social pode fazer com que essas questões, até então guardadas, manifestem-se e não consigam ser devidamente canalizadas. Ter um apoio adequado para lidar com isso pode ser um diferencial para manter a qualidade de vida mental”, explicou ele.

Para a coordenadora pedagógica da Rede, Cássia Lara Neves de Araújo, essa iniciativa está diretamente relacionada com a missão e com os valores da Congregação das Filhas de Jesus.

“A Rede Filhas de Jesus é uma organização com valores bem definidos. Mas não basta estabelecer valores, eles precisam ser vivenciados e transformados em ações concretas e cotidianas. Temos muito fortes os valores da acolhida e da escuta atenta, e nesse momento de isolamento não poderia ser diferente. Nossos educadores, docentes ou não, estão tendo de se reinventar de uma hora para outra. Sem a interação cotidiana, um esgotamento pode surgir. Um estresse em razão da alta demanda e um senso de responsabilidade para dar conta de tudo a tempo e a hora. Por isso, um canal de escuta, de apoio, de orientação e de incentivo foi pensado com muito carinho. Espiritualidade e apoio emocional nesse momento de crise e isolamento social são muito importantes”, declarou.

A Rede Filhas de Jesus conta, atualmente, com mais de 1.300 profissionais que atendem cerca de 6 mil alunos em várias partes do Brasil.

Por Renata Dantas

Gostou desse conteúdo?
Leia mais em matérias especiais

Leia também:

SAIBA COMO LIDAR COM O MEDO DAS CRIANÇAS EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS

Mais Posts

Projeto Esperançar: Educadores do Colégio Imaculada Conceição-Leopoldina participaram de um momento formativo

Os educadores do Colégio Imaculada Conceição-Leopoldina participaram da formação continuada do projeto Esperançar, dinamizado por Aleluia Heringer, no último dia 9 de novembro. A sustentabilidade foi um dos temas centrais discutidos, destacando a necessidade de respeitar e preservar o meio ambiente, assegurando que as futuras gerações possam usufruir dos recursos naturais de forma responsável. Vem

Reunião de Conselho de Assuntos Econômicos – Nível Geral

O CAE, Conselho Geral de Assuntos Econômicos, reuniu-se de 14 a 18 de outubro de 2024, na Casa da Cúria – Roma, para realizar estudos sobre questões importantes no âmbito econômico da Congregação, avaliar e fazer considerações sobre a situação econômica e financeira a partir da Memória Econômica do Sexênio rumo à #CGXIX.    

17 de outubro | Dia da Canonização de Santa Cândida Maria de Jesus

Dia 17 de outubro é uma data muito especial para a Congregação das Filhas de Jesus. Celebramos os 14 anos da canonização de nossa fundadora, Santa Cândida Maria de Jesus. Santa Cândida foi canonizada em 17 de outubro de 2010, pelo papa Bento XVI. Através deste reconhecimento de santidade, destaca-se a importância de seu carisma