IECJ | COMUNICADO CONJUNTO DAS ESCOLAS PARTICULARES DE BRAGANÇA PAULISTA E REGIÃO

Arquivo: Comunicado Conjunto Escolas Braganca – COVID-19 2

Bragança Paulista, 30 de março de 2020.

COMUNICADO CONJUNTO DAS ESCOLAS PARTICULARES DE BRAGANÇA PAULISTA E REGIÃO

Escolas da rede privada de ensino da cidade de Bragança Paulista e região, a saber: Viverde Escola de Educação Básica (Unidades de Bragança e Socorro), Colégio Santa Helena Bilíngue, Colégio Vivendo e Aprendendo (Unidades I e II), Instituto Educacional Santa Terezinha, Colégio Santa Bárbara (Unidades I, II e III), Colégio Integral (Unidades I e II), Instituto de Educação Ana Victoria (Objetivo de Pinhalzinho), Colégio Objetivo Bragança, Escola Santo Agostinho, Instituto Educacional Coração de Jesus e Maple Bear Canadian School Bragança Paulista, CONSIDERANDO o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020, e da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (covid-19); a Portaria MS nº 188, de 3 de fevereiro de 2020, que declarou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional em decorrência da Infecção Humana pelo Novo Coronavírus; a Lei federal nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, que determina medidas de enfrentamento da emergência do Covid-19, que incluiu a quarentena (art. 2º, II), a qual abrange a “restrição de atividades […] de maneira a evitar possível contaminação ou propagação do coronavírus”; o Decreto Nº 64.881, de 22 de março de 2020, do Estado de São Paulo, que determinada quarentena frente a pandemia do COVID-19 (Novo Coronavírus), com base nos permissivos constantes da Medida Provisória nº 927, de 22 de março de 2020, e fundamentados na Deliberação 177/2020 do Conselho Estadual de Educação, de maneira uníssona vêm a público COMUNICAR que:

1. As férias escolares para professores e alunos, geralmente estabelecidas no mês de julho, serão adiantadas para o período de 06 de abril a 05 de maio de 2020.

1.1. O mês de julho será letivo para as escolas que fazem parte deste grupo decisório e assinam este documento.

1.2. Durante esse período, as escolas que já tiverem consolidada a prática de sugestão de atividades não obrigatórias a seus alunos poderão fazê-lo, se assim desejarem, não sendo uma obrigação comum a todas as escolas.

1.3. Não haverá atividade docente no referido período por se tratar de férias escolares.

1.4. Cada escola terá a liberdade para dar continuidade ao trabalho técnico-administrativo, conforme orientações de seus mantenedores e diretores e enviarão comunicados específicos às suas comunidades informando essa dinâmica.

2. Permanecem vigentes os contratos e as obrigações financeiras ajustadas para o ano letivo de 2020, visto tratar-se do adiantamento das férias escolares. Os serviços previamente ajustados, tais como atividades extraclasse, esportes, entre outros, serão devidamente prestados com a qualidade costumeira, no retorno das atividades pedagógicas de aprendizagem.

3. No contexto de tomada dessas decisões na data deste comunicado, a previsão para o retorno às aulas é 06 de maio de 2020, caso haja liberação dos órgãos responsáveis e caso a pandemia esteja sob controle e a situação favorável para tanto.

4. Considerando-se a dinâmica dos fatos e a eventual possibilidade de controle precoce do cenário, eventualmente, as férias poderão ser realizadas em período inferior com a devida convocação de alunos e professores para o retorno às atividades escolares. O restante dos dias deverá ser utilizado em julho de 2020. Nesse caso, haverá comunicado prévio das escolas, após reunião a ser realizada entre suas lideranças.

5. Decorridos os 30 dias de férias escolares e persistindo a situação atual, bem como a validade dos decretos sobre a quarentena e/ou publicação de novas medidas no mesmo sentido, as escolas deverão se organizar para a oferta de ensino na modalidade a distância, conforme os recursos disponíveis e realizando as adaptações necessárias à sua comunidade para que seja cumprida a carga horária estabelecida pelas diretrizes governamentais, sem prejuízo de conteúdo aos alunos.

6. Informamos que as medidas tomadas visam a segurança dos nossos colaboradores, a saúde dos nossos alunos e da comunidade em geral, tendo sido debatidas e acordadas em caráter coletivo, seguindo as recomendações propostas pelos órgãos oficiais e com a anuência da equipe docente das instituições. No momento, estamos unindo forças e alinhando ações para juntos enfrentarmos com segurança esse tempo de reclusão.

7. Oportunamente, manteremos a comunidade informada sobre as medidas e ações futuras, conforme forem estabelecidas as necessidades diante do quadro de pandemia.

Respeitosamente,

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais Posts

Projeto Esperançar: Educadores do Colégio Imaculada Conceição-Leopoldina participaram de um momento formativo

Os educadores do Colégio Imaculada Conceição-Leopoldina participaram da formação continuada do projeto Esperançar, dinamizado por Aleluia Heringer, no último dia 9 de novembro. A sustentabilidade foi um dos temas centrais discutidos, destacando a necessidade de respeitar e preservar o meio ambiente, assegurando que as futuras gerações possam usufruir dos recursos naturais de forma responsável. Vem

Reunião de Conselho de Assuntos Econômicos – Nível Geral

O CAE, Conselho Geral de Assuntos Econômicos, reuniu-se de 14 a 18 de outubro de 2024, na Casa da Cúria – Roma, para realizar estudos sobre questões importantes no âmbito econômico da Congregação, avaliar e fazer considerações sobre a situação econômica e financeira a partir da Memória Econômica do Sexênio rumo à #CGXIX.    

17 de outubro | Dia da Canonização de Santa Cândida Maria de Jesus

Dia 17 de outubro é uma data muito especial para a Congregação das Filhas de Jesus. Celebramos os 14 anos da canonização de nossa fundadora, Santa Cândida Maria de Jesus. Santa Cândida foi canonizada em 17 de outubro de 2010, pelo papa Bento XVI. Através deste reconhecimento de santidade, destaca-se a importância de seu carisma