SJO | Abertura do ano letivo

Mudam-se os programas e formas de educação,
permanece o gesto, o espírito de serviço e
a alma que anima uma obra gigante.
Santa Cândida

Começando as atividades do ano letivo 2020, fizemos as habituais orações e reflexões que foram entoadas por todos, para aumentar nossa sede pela água viva que é o crescimento nos ensinamentos de Jesus.

A Cena do Evangelho – “Jesus e a Samaritana” foi o pano de fundo para a reflexão acerca da filosofia Congregacional voltada à valorização da vida.

Jesus se apresenta como fonte de água viva, centralidade da Congregação e da vivência na Obra Social São José Operário.

O espaço da Obra foi colocado como sagrado: aqui estabelecemos relações baseadas na tolerância e aproximação tão bem explicitadas no encontro entre Jesus e a Samaritana.

O Sagrado se faz, pois aqui agimos, nos formamos e experimentamos a pluralidade e o compromisso com o acolhimento.

A atitude de Jesus ao se aproximar da samaritana seja nossa atitude diária em prol do crescimento da Obra, da evolução pessoal e do compromisso da Congregação dividido conosco, educadores leigos.

“Se quiseres construir um navio, não comeces por dizer aos operários para juntar madeira ou preparar as ferramentas; não comeces por distribuir tarefas ou por organizar a atividade. Em vez disso, detém-te a acordar neles o desejo do mar distante e sem fim. Quando estiver viva esta sede meter-se-ão ao trabalho para construir o navio.” ( Antoine de Saint-Exupéry)

O desejo seja o combustível de todas as ações, neste espaço de crescimento. Sejamos navegantes pela escolha baseada na vontade, tal como Santa Cândida o fez: sentiu um desejo verdadeiro de ser construtora de um projeto e quis, como a Samaritana, beber da água viva, oferecida por Jesus.

Equipe de Pastoral da Obra Social São José Operário

IMG_1098

 

Mais Posts

Projeto Esperançar: Educadores do Colégio Imaculada Conceição-Leopoldina participaram de um momento formativo

Os educadores do Colégio Imaculada Conceição-Leopoldina participaram da formação continuada do projeto Esperançar, dinamizado por Aleluia Heringer, no último dia 9 de novembro. A sustentabilidade foi um dos temas centrais discutidos, destacando a necessidade de respeitar e preservar o meio ambiente, assegurando que as futuras gerações possam usufruir dos recursos naturais de forma responsável. Vem

Reunião de Conselho de Assuntos Econômicos – Nível Geral

O CAE, Conselho Geral de Assuntos Econômicos, reuniu-se de 14 a 18 de outubro de 2024, na Casa da Cúria – Roma, para realizar estudos sobre questões importantes no âmbito econômico da Congregação, avaliar e fazer considerações sobre a situação econômica e financeira a partir da Memória Econômica do Sexênio rumo à #CGXIX.    

17 de outubro | Dia da Canonização de Santa Cândida Maria de Jesus

Dia 17 de outubro é uma data muito especial para a Congregação das Filhas de Jesus. Celebramos os 14 anos da canonização de nossa fundadora, Santa Cândida Maria de Jesus. Santa Cândida foi canonizada em 17 de outubro de 2010, pelo papa Bento XVI. Através deste reconhecimento de santidade, destaca-se a importância de seu carisma